Facebook
Fotografia: René Ranisch/Unsplash

Já podes procurar o amor no Facebook. Serviço de encontros chegou a Portugal

Os 'Encontros do Facebook' estão disponíveis a partir desta quinta-feira, 22 de outubro

Chama-se Encontros do Facebook e chegou esta quinta-feira (22) a Portugal. A rede social lançou um serviço que promete fazer frente a concorrentes como o Tinder e o Bumble e promete pôr os utilizadores à procura do par perfeito.

O serviço quer distanciar-se da concorrência, mas a ideia é exatamente a mesma: possibilitar encontros com possíveis parceiros românticos. O Facebook Dating permite que os utilizadores com mais de 18 anos procurem encontros diretamente na aplicação da rede social, dentro ou fora do grupo de amigos.

Tal é feito com base na localização geográfica, preferências ou interesses, eventos frequentados e grupos em comum. A empresa ressalva, em comunicado, que “não vai sugerir amigos do Facebook e Instagram como ligações potenciais ou sequer notificar qualquer pessoa que está na plataforma”.

Facebook
Fotografia: Facebook

Como funciona o serviço?

No Encontros do Facebook não há swipes para demonstrar interesse. Neste novo sistema, quando um utilizador se depara com outro potencialmente interessante pode enviar-lhe um coração. A outra pessoa é, assim, alertada; se também estiver interessada, pode dar início a um encontro – virtual, através de uma videochamada, ou presencial, dependendo das escolhas dos utilizadores. Para evitar perfis falsos, a empresa limitou o acesso do serviço apenas a quem já tenha conta de Facebook criada.

A funcionalidade apresenta vários recursos – Stories (permite partilhar as stories do Facebook e Instagram), Paixões Secretas (permite explorar possíveis relacionamentos com pessoas que já conhecemos no Facebook e Instagram), Eventos e Grupos (conhecer outras pessoas com interesses semelhantes) e Encontros Virtuais (para quem acabou de fazer match com alguém e deseja conversar por videochamada, o Facebook permite fazê-lo).

Facebook
Fotografia: Facebook

O serviço é inteiramente gratuito para os utilizadores. No entanto, os anúncios de publicidade vão ser recorrentes durante a utilização do serviço — já que é esta a grande fonte de receita da empresa. A nova ferramenta de encontros já criou mil milhões de ‘conexões’ entre pessoas antes de chegar a Portugal.

A funcionalidade está disponível na nova atualização da app do Facebook, através da opção Encontros. Depois de efetuados os passos de configuração, é necessário escolher preferências, a informação a disponibilizar às outras pessoas que também estejam pelo Dating e que tipo de relação se procura – uma grande amizade, uma simples conversa, algo casual ou uma relação duradoura.

Caso queiras sair dos Encontros, é possível eliminar facilmente o perfil, também nas definições. Em vez de apagar o perfil por completo, é possível, no entanto, colocá-lo “em pausa”. Ou seja, as informações permanecem, mas já não são visíveis para quem anda à procura de um encontro.

Mais Artigos
Cristina Ferreira O Futuro Dia de Cristina
‘O Futuro’ de Cristina Ferreira lidera o dia e bate ‘Nazaré’