Saoirse Ronan e Timothée Chalamet
Saoirse Ronan e Timothée Chalamet em 'Mulherzinhas' (Imagem: Divulgação)

‘Mulherzinhas’ estreia na televisão portuguesa este fim-de-semana

Mulherzinhas, a mais recente adaptação do livro de Louisa May Alcott estreia em televisão esta sexta-feira, 23 de outubro, às 21h30, na TVCine Top. Também estará disponível, em repetição, no dia 25 (07h15), 31 (14h05) e, já em novembro, no dia 3 (15h40).

Realizado por Greta Gerwig, Mulherzinhas (Little Women) conta a clássica história das irmãs March Meg (Emma Watson), Jo (Saoire Ronan), Beth (Eliza Scanlen) e Amy (Florence Pugh). O elenco conta ainda com Laura Dern, Meryl Streep (Tia March) e Timothée Chalamet (Laurie).

Mulherzinhas foi originalmente publicado em duas partes, lançadas em 1868 e 1889, respetivamente. No entanto, e ao contrário do que acontece em Portugal, há muitos anos que a obra é lida e editada como uma só nos países de língua inglesa. A história terá sido inspirada na vida da própria autora, sendo a independente Jo uma personificação de Alcott – ideia que informa as escolhas feitas por Gerwig quanto ao formato desta nova adaptação do clássico norte-americano. Mulherzinhas transporta quer o leitor, quer o espectador, para um debate sobre “amor e morte, guerra e paz, ambição pessoal e responsabilidades familiares” e a própria condição feminina.

as mulherzinhas
Mulherzinhas (Fonte: Divulgação)

Em entrevista à Vanity Fair, Gerwig explica que, no processo de producção do filme, “praticamente tudo no filme deriva textualmente, de forma direta, do livro, ou de outros escritos de Louisa May Alcott – uma carta ou um rascunho ou outro livro”. Esta versão de Gerwig demarca-se pela perspetiva mais contemporânea com que aborda uma história passada durante a Guerra Civil dos Estados Unidos. O filme mostra que “a indignação não só é uma emoção natural da mulher, como também seu direito”, como escreveu Anthony Lane em crítica à New Yorker, que o classifica como o “melhor filme realizado por uma mulher norte-americana”.

Lê também: ‘Mulherzinhas’ de Greta Gerwig é aconchego em forma de filme

Mulherzinhas venceu o Óscar de Melhor Guarda-Roupa e esteve nomeado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz Principal (Saiorse Ronan), Melhor Atriz Secundária (Florence Pugh), Melhor Argumento Adaptado e Melhor Banda Sonora. Esta é a sétima adaptação ao cinema de Mulherzinhas após a célebre produção de 1994 com Winona Ryder, Christian Bale, Claire Danes e Kirsten Dunst, tendo sido a primeira um filme mudo estreado em 1917, realizado por Alexander Butler.

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Anya Taylor-Joy em Gambito de Dama
Depois de ‘Gambito de Dama’ o que se segue para Anya Taylor-Joy?