Um Filme de Verão DocLisboa
Fotografia: TV Cine/Divulgação

TVCine Emotion celebra mês do DocLisboa com programação especial

No mês do DocLisboa, o canal TVCine Emotion apresenta o especial DocLisboa’20 na próxima quinta-feira, dia 22, com os melhores trabalhos da última edição do festival europeu de referência. A programação inicia-se pelas 19h35 e conta com os projetos Hasta Que Muera El SolManifest e Um Filme de Verão.

O especial documental do TVCine Edition foca-se na vida dos povos indígenas americanos, de atores da costa argentina e de jovens brasileiros afetados pela crise. A programação começa pelas 19h35 com Hasta Que Muera El Sol, de Claudio Carbone, continua pelas 20h55 com Manifest, de Alejandro Rath, e termina com Um Filme de Verão, de Jo Serfaty, pelas 22 horas.

Hasta Que Muera El Sol – 22 de outubro (19h35)

O documentário de Claudio Carbone apresenta Adan e Byron, do povo terraba, da Costa Rica. Os protagonistas mostram a vida quotidiana e a resistência dos atuais povos indígenas americanos, entre a reapropriação da terra e a redescoberta de uma identidade perdida. O filme acompanha os dois amigos que, apesar das estratégias de resistência diferentes, são unidos por um sentimento de pertença às suas raízes. Adan reclama as terras ancestrais dos terraba. Por sua vez, Byron viaja para o Panamá para conhecer a sua comunidade-mãe.

Manifest – 22 de outubro (20h55)

Manifest DocLisboa
Fotografia: DocLisboa

O trabalho de Alejandro Rath foca-se nos atores Iván Moschner e Pompeyo Audivert, que se barricam numa casa remota, algures na costa argentina. Ensaiam textos complexos e estranhos ao mesmo tempo que fazem o espectador atravessar o limiar espácio-temporal: Leon Trotsky, no seu exílio mexicano, pede a André Breton para escrever o primeiro esboço de um manifesto que reúna em seu torno todos os artistas e escritores revolucionários. O documentário estreou em 2019 na DocLisboa e chega agora ao TVCine Edition.

Um Filme de Verão – 22 de outubro (22h00)

No trabalho de 2019 de Jo Serfaty, as férias chegam para quatro jovens do Rio de Janeiro – Karol, Junior, Ronaldo e Caio – e a temperatura alcança os 40ºC. “Imersos nos fios emaranhados que cobrem o céu da favela e os súbitos apagões, estes quatro jovens são afetados pela crise da cidade e reinventam-se diante da adversidade”, explica a sinopse do documentário. Um trabalho com 96 minutos que fecha a programação especial do TVCine Edition.

Lê também: TVCine Emotion lança especial ‘Histórias de Guerra’

 

 

Mais Artigos
Júlia Pinheiro
Júlia Pinheiro está em isolamento e já tem substituta