Taís Araújo

‘Viver a Vida’ está de regresso à SIC

Dez anos depois, Viver a Vida está de volta à SIC. A novela de Manoel Carlos conta com Mateus Solano e Alinne Moraes nos papéis principais.

Mais de uma década depois da estreia, Viver a Vida voltará a fazer parte da grelha de programação da estação dirigida por Daniel Oliveira. Protagonizada por Mateus Solano (Félix, em Amor à Vida), Alinne Moraes, Taís Araújo, José Mayer e Lília Cabral, a história foi assinada por Manoel Carlos, autor de grandes sucessos, como Por Amor, Mulheres Apaixonadas ou Páginas da Vida.

Em Portugal, a novela chegou em setembro de 2009, sendo exibida no horário das 23h. Na altura, a novela chegou a ser o único produto a conseguir alcançar a liderança em todo o horário nobre da SIC, terminando com uma média de cerca de 600 mil telespectadores ao longo de toda a exibição. Agora, a novela está de regresso à estação num novo horário ainda não conhecido.

A vida tal como ela é

À semelhança dos outros sucessos do autor, Viver a Vida traz consigo os dramas humanos, desde as relações falhadas aos amores intensos. Taís Araújo é Helena, nome que o autor atribui sempre às suas protagonistas. Helena é uma supermodelo de sucesso, mas com os pés bem assentes na terra. Porém, a sua vida muda quando conhece Marcos (José Mayer), pai de Luciana (Aline Moraes), também ela uma modelo de sucesso, mas com uma personalidade conflituosa e problemática.

O destino de ambas muda inesperadamente quando Marcos abandona o seu casamento de trinta anos para viver uma relação com Helena. Pouco habitadas a trabalhar juntas, Helena e Luciana envolvem-se em vários conflitos, com a vilã sempre a humilhar Helena. Cansada, a amante de Marcos proíbe que Luciana viaje no mesmo carro do que ela, levando-a a apanhar um autocarro durante um trabalho na Jordânia. Inesperadamente, um acidente acontece e Luciana fica tetraplégica, sendo obrigada a dizer adeus às passerelles, enquanto vê o seu relacionamento destruir-se, por o companheiro – Jorge (Mateus Solano) – não saber lidar com a sua nova realidade.

Totalmente diferente do irmão gémeo é Miguel (personagem também vivida por Mateus Solano). Médico, bondoso e atencioso, Miguel sempre foi apaixonado por Luciana, mas sempre viveu na sombra do irmão. Ao decidir cuidar de Luciana pessoalmente, Miguel compra uma guerra com Jorge, que por obsessão, tenta de tudo para que Luciana não se apaixone pelo seu irmão.

Uma história de pessoas para pessoas, Viver a Vida viu o seu sucesso ser limitado, no Brasil. Aquando do fim da sua transmissão no horário das 20h na Globo, a novela terminou como a menos vista de sempre da estação até então – título que perderia rapidamente para Passione, que dava maiores dores de cabeça. Na SIC, a transmissão da novela tornou-se uma bóia de salvamento num horário nobre distante da concorrência. A novela fez também parte do leque de primeiras novelas a serem exibidas na Globo Portugal, quando o canal era exclusivo da NOS. Agora, dez anos depois, Viver a Vida está de regresso à SIC.

Lê também: Audiências. Ricardo Araújo Pereira derrapa para pior resultado do ano

Mais Artigos
Ellen Pompeo em Anatomia de Grey
Crítica. ‘Anatomia de Grey’: a pandemia na linha da frente