Game of Thrones
Fotografia: EF via Divulgação

Podcast. ‘Game of Thrones’: O legado dos livros que mudaram a televisão

Game of Thrones é uma das séries mais populares de sempre – tanto na literatura como, mais tarde, no ecrã. Nove anos depois da estreia da adaptação em Portugal, o Fita Isoladorapodcast semanal do Espalha-Factos, analisa o legado da série de livros que mudou a televisão.

Ouve o episódio desta semana:

Em Portugal, a produção da HBO foi emitida na sua totalidade pelo SYFY. Em menos de uma década, a adaptação dos livros de George R.R. Martin tornou-se a série mais popular do mundo e bateu inúmeros recordes. É até hoje o programa que mais Emmys venceu – num total de 59 – e foi também a série mais pirateada do mundo.

Os livros de As Crónicas de Gelo e Fogo começaram a ser editados em Portugal pela editora Saída de Emergência em 2007, 11 anos depois das primeiras edições originais. A série foi uma aposta arriscada para o mercado editorial português na altura, mas acabou por ter uma alavanca na popularidade depois de vários acontecimentos, especialmente com a adaptação para televisão. A Guerra dos Tronos é considerada uma das melhores séries de sempre, tanto a nível literário como depois na televisão – pelo menos até à última e altamente controversa temporada, que deixou um sabor amargo em muitos fãs.

Nove anos depois, qual é o legado de Game Of Thrones?Fita Isoladora recebe neste episódio Safaa Dib, que editou As Crónicas de Gelo e Fogo em Portugal, e Miguel Cunha dos Santos, editor do Espalha-Factos, para analisar o futuro da série de livros e a herança da saga que mudou a televisão.

A indústria do kpop e os 20 anos de Uma Aventura em discussão

As canções de kpoppop coreana – promovem mensagens positivas para os fãs e os próprios artistas tentam reforçar essas mesmas ideias. No entanto, por trás de qualquer indústria milionária existe um grau de pressão, suor e toxicidade. Nos últimos anos, vários escândalos têm abalado o mundo do kpop há vários artistas a sofrer consequências psicológicas da toxicidade da indústria.

Neste episódio do FitaMatilde Costa Alves, redatora no EF e autora de um artigo que reflete sobre os problemas da indústria musical coreana, junta-se ao painel para refletir sobre os problemas do mundo do kpop e como se comparam com as pressões de outras indústrias por todo o mundo.

Foi há 20 anos que estreou o primeiro episódio de 'Uma Aventura', na SIC.
Fotografia: Reprodução/SIC

Foi há 20 anos que se estreou o primeiro episódio de Uma Aventura na SIC. A série juvenil é uma das mais queridas de sempre, muito como os livros que lhe deram origem. A coleção de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada é publicada desde 1982 e já tem mais de 62 livros, sendo responsável por colocar múltiplas gerações agarradas aos livros – e depois ao ecrã.

Mas há outras séries literárias que saltaram das páginas para o pequeno ecrã e serviram de companhia nas manhãs de fim-de-semana e daqueles dias de férias sem muito para fazer. Pedro Miguel CoelhoJoão Malheiro e Tiago Serra Cunha fazem uma viagem pela infância e recordam outras séries literárias infanto-juvenis que deram origem a adaptações televisivas que ficarão para sempre na memória de várias gerações.

podcast, que já está disponível para audição, tem todos os episódios para escuta nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.

Mini-episódios desta semana:

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
‘Hoje é Domingo’ chega à RTP1 em novembro com dupla já anunciada