Disney+

Disney+ coloca aviso de conteúdo discriminatório em seis clássicos

Seis clássicos da Disney passaram a ser antecedidos por avisos de conteúdo discriminatório na plataforma Disney+. O aviso presente antes da visualização do conteúdo expressa que os filmes podem conter “representações culturais datadas”.

Estes estereótipos estavam errados antes e estão errados agora. Em vez de remover este conteúdo, queremos reconhecer o seu impacto negativo, aprender com ele e iniciar um debate para, juntos, criarmos um futuro mais inclusivo”, pode ler-se no aviso. A Disney está, assim, “empenhada em criar histórias com temas” que “refletem a diversidade rica da experiência humana em todo o mundo”.

Para além de Peter Pan (1953) e Dumbo (1971), também A Dama e o Vagabundo (1955), Os Aristogatos (1970), O Livro da Selva (1967) e A Família Robinson (1960) contêm generalizações culturais inapropriadas, segundo a plataforma.

Aristogatos Disney
Representação ofensiva da cultura chinesa em ‘Aristogatos’.

Entre outros exemplos, a plataforma de streaming refere o gato que representa pessoas asiáticas com “características físicas exageradas, como olhos em bico e dentes aguçados” enquanto fala de comida chinesa com sotaque estereotipado, em Aristogatos.

Também “os corvos e os espetáculos musicais com pessoas caucasianas, de caras pintadas de preto e figurinos, imitam e ridicularizam pessoas africanas escravizados nas plantações do sul norte-americano”, em Dumbo.

Estereótipos no filme Dumbo da Disney

Já não é a primeira vez que a Disney se responsabiliza por este tipo de conteúdos. No início deste ano, o CEO Bob Iger anunciou que o filme Song of the South (1946) não estaria disponível na plataforma streaming pelo seu carácter racista. O filme de 1946 foi criticado pela romantização da vida em plantações nos Estados Unidos.

Entre alguns especialistas consultados pela Disney estão representantes da Define American; Geena Davis Institute on Gender in Media; Hollywood, Health & Society; IllumiNative, NALIP e Respect Ability, segundo o Hollywood Reporter.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Ricardo Araújo Pereira
Audiências. Ricardo Araújo Pereira derrapa para pior resultado do ano