Festival da Canção 2020 Elisa e Marta Carvalho
Fotografia: Pedro Pina / RTP

RTP divulga modelo do ‘Festival da Canção 2021’

A estação pública confirma, assim, a presença de Portugal na 'Eurovisão'

Está dado o primeiro passo para o apuramento do representante português no Festival Eurovisão da Canção 2021, a realizar-se nos Países Baixos. A RTP confirmou, esta sexta-feira (16), a realização da 55.ª edição da apuração nacional – o Festival da Canção -, com a divulgação dos moldes em que o mesmo acontecerá.

De acordo com o regulamento do Festival, estarão a concurso 20 temas. Em cada semifinal, serão apresentadas 10 canções, 5 das quais transitam para a Grande Final. Das 10 finalistas, sairá a representante portuguesa na Eurovisão.

Para a conceção das 20 canções, a RTP contará com 20 compositores: 18 escolhidos por convite e 2 resultantes de um processo de livre submissão de canções. Quanto à primeira modalidade, a “RTP dirige convite a 18 autores de várias áreas musicais para, a solo ou em conjunto com outros autores de letra e música, apresentarem uma canção original e inédita, com a duração máxima de 3 minutos“.

Os autores convidados devem escolher o respetivo intérprete e entregar uma primeira maqueta do tema até 30 de novembro de 2020. Já a versão final, para apresentação no Festival, deverá ser enviada até 31 de dezembro do presente ano.

Os restantes dois compositores serão apurados através de uma livre submissão de temas. “Poderão concorrer a estes lugares todos os cidadãos de nacionalidade Portuguesa ou residentes no nosso País, tenham ou não trabalhos publicados, incluindo, mas sem limitar, os Portugueses que vivem fora de Portugal, bem como cidadãos de outras nacionalidades que residam em Portugal“, salienta a estação.

Para a seleção das duas canções que irão a concurso, deverão ser disponibilizadas maquetas de áudio “(mp3 ou wav) para o email [email protected], acompanhado dos seguintes dados do concorrente: nome completo, nacionalidade, residência, data de nascimento e número de contacto telefónico“.

Para esta segunda modalidade, o prazo de envio das maquetas é 25 de novembro, sendo que, depois, “um júri especialmente criado pela RTP para o efeito e que integrará personalidades de reconhecido mérito no âmbito da música, produção musical, rádio e televisão, cuja composição será mais tarde divulgada, selecionará estas duas canções até à data limite de 30 de novembro de 2020“.

Modelo de participação ainda em aberto

O regulamento do certame indica que a 55.ª edição do Festival do Canção acontecerá “nos meses de fevereiro e março de 2021“, tendo em vista apurar a canção “que nos irá representar no 65º Festival Eurovisão da Canção (Eurovision Song Contest 2021 / ESC 2021), que deverá ter lugar em Roterdão, nos Países Baixos, em maio de 2021“.

Festival contemplará duas semifinais e uma Grande Final, a decorrer em locais ainda a designar. “Devido à pandemia da Covid-19, a participação no ESC 2021 através de deslocação física aos Países Baixos poderá não ser possível“, frisa, desde logo, a estação, aludindo aos diversos cenários ainda em aberto para a realização do Festival Eurovisão.

No entanto, a organização do Festival Eurovisão da Canção 2021 já confirmou que mesmo nestas circunstâncias o concurso acontecerá. Os detalhes dos planos de contingência do evento e dos vários cenários serão revelados durante o processo de apuramento da canção Portuguesa“, conclui.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Um Filme de Verão DocLisboa
TVCine Emotion celebra mês do DocLisboa com programação especial