Gerard Butler é o protagonista de Greenland
Cinemundo Lda. / Divulgação

Cinemas portugueses têm pior semana desde agosto. ‘Greenland’ ainda lidera

Não há duas sem três. Greenland – O Último Refúgio continua a liderar o top semanal de filmes. É a terceira semana consecutiva em que o filme de Ric Roman Waugh se mantém no topo, mostram os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual.

Mais de 8 mil espectadores foram às 68 salas de cinema onde Greenland foi exibido em Portugal, com as receitas de bilheteira a ascenderem acima de 47 mil euros na terceira semana de exibição. São números que representam cerca de metade dos alcançados na semana anterior. Ao todo, a película já foi vista por 42 mil e 510 pessoas.

Mãe Fora, Dia Santo em Casa entrou diretamente para a vice-liderança. Na semana de estreia, a comédia francesa realizada por Ludovic Bernard foi vista por 5.156 espectadores e arrecadou 28.244 euros de receita de bilheteira. Tenet, que já foi líder durante algumas semanas, fechou o pódio semanal dos mais vistos. O filme de Christopher Nolan foi visto por 4572 pessoas.

Em termos acumulados, na lista dos 15 filmes mais vistos, Tenet continua a ser o filme com mais espectadores e mais receita de bilheteira. Em 50 dias de exibição, mais de 140 mil pessoas foram assistir à pelicula com uma quantia arrecada perto dos 850 mil euros.

Número de espectadores cai a pique

Cinema

Depois de uma subida, voltou-se praticamente à estaca zero. Uma queda de 41,8 % face à semana anterior marca o valor mais baixo desde a primeira semana de agosto. Foram menos de 50 mil portugueses a ir às salas de cinema esta semana.

Na lista dos filmes mais vistos em Portugal, continuam a ser dois os representantes portugueses.  O Ano da Morte de Ricardo Reis de João Botelho manteve o sexto lugar dos mais vistos, em semana de estreia, com 2.576 espectadores e mais de 14 mil euros obtidos. Há mais semanas na tabela está o filme Ordem Moral, de Mário Barroso, que ficou na 14.ª posição dos mais vistos com menos de 600 espectadores a assistirem ao drama biográfico.

No segmento de animação, Liga dos Amigos Fantásticos continua a ser o melhor colocado na tabela geral, como quarto mais visto. A seguir, com uma valente queda para fora do top 10, mas ainda na lista, O Segredo das Bolachas e A Fábrica dos Sonhos. Os dois projetos que já estão há cerca de mês e meio nas salas de cinema portuguesas desceram até à 18.ª e 20.ª posição, respetivamente.

Lê também Crítica. ‘Greenland – O Último Refúgio’, mas só dos ricos e poderosos
Mais Artigos
Nuno Eiro de regresso à TVI
Nuno Eiró está de regresso à TVI com programa nas manhãs