Fotografia: Inês Guimarães | Espalha-Factos

Guimarães suspende espetáculos por período indeterminado

A Câmara Municipal de Guimarães suspendeu temporariamente de todos os espetáculos. A decisão foi anunciada este domingo (11), num comunicado divulgado pelo Jornal de Notícias.

A suspensão é justificada com a situação epidemiológica que atualmente se verifica no concelho vimaranense. Segundo o executivo, a situação “obriga a adoção de regras mais restritivas do que aquelas que atualmente estão previstas no quadro legal aplicável a estas situações“. A medida vai durar “até que a Proteção Civil Municipal, na qual têm assento as autoridades de saúde e de segurança, ouvidas as entidades gestoras dos equipamentos municipais que acolhem espetáculos, conclua das medidas a tomar“.

De referir que Guimarães é um dos concelhos do país com mais casos de Covid-19 desde setembro, em que é apontado o início da segunda vaga da pandemia no país. Segundo o JN, o concelho minhoto tem uma média diária superior a 20 infetados por cada 100 mil habitantes nas últimas duas semanas. Há ainda surtos em pelo menos três lares, um no Hospital Senhora da Oliveira, do concelho e mais de 10 turmas em isolamento naquele concelho.

A decisão é referente às infraestruturas culturais do concelho vimaranense e ocorre precisamente no dia seguinte a um espetáculo de comédia no Pavilhão Multiusos municipal. Nas redes sociais, a realização do espetáculo levou a um coro de críticas dos internautas. Contudo, segundo o comunicado,num layout de sala com capacidade para 2.466 lugares, foram ocupados 964 lugares correspondendo a 40% da lotação, cumpriu o plano de contingência aprovado pelas autoridades de saúde”.

O Conselho de Ministros aprovou uma norma, para a situação de contingência em que o país se encontra, que estabelece limites para o funcionamento de várias atividades. A resolução governamental estabelece “é permitido o funcionamento das salas de espetáculos” desde que “os lugares ocupados tenham um lugar de intervalo entre espectadores que não sejam coabitantes, sendo que na fila seguinte os lugares ocupados devem ficar desencontrados“.

A Pipoca Mais Doce e Nilton foram dois dos humoristas a atuarem no evento. Ambos se mostraram satisfeitos com o regresso aos palcos, com a comentadora do Big Brother: A Revolução a apontar o dedo aos críticos da realização do espetáculo.

View this post on Instagram

Ora então vamos lá, só para acabar com a conversa e esclarecer algumas almas: – Ontem participei num espectáculo de humor no @multiusosguimaraes juntamente com o @hugosousainsta e o @niltonoproprio; – Foi um espectáculo autorizado pela DGS, pela CM de Guimarães e por todas as autoridades competentes; – Como me parece óbvio, nem eu nem os meus colegas trabalhamos na clandestinidade ou actuamos de forma ilegal. Se aceitámos participar neste espectáculo, foi porque confiámos que todas as medidas de segurança impostas pela DGS e pela Resolução do Conselho de Ministros n. 70-A/2020 seriam implementadas. E foram. Desta forma, e porque nada temos a esconder (e porque foi um evento público, devidamente anunciado) e porque não nos foi pedido segredo (o que seria), publicámos as fotos que entendemos; – Num layout de sala com capacidade para 2466 lugares, só foram ocupados 964 lugares, correspondendo a 40% da lotação; – Todas as pessoas usaram máscara, havia dispensadores de gel desinfectante no recinto, as entradas e saídas na sala foram feitas de forma ordeira e controlada; – NENHUM espectador tinha pessoas sentadas à sua frente, atrás ou ao lado, havendo sempre uma cadeira a garantir essa distância (tal como exigido pela DGS); – A equipa do @multiusosguimaraes foi absolutamente inexcedível na organização do evento e no cumprimento de todas as normas; – Entretanto, já hoje, e tendo em conta o evoluir da situação pandémica, a Câmara de Guimarães resolveu suspender todos os eventos culturais. Portanto, encerram-se sítios onde as pessoas estão em segurança e, quem sabe?, no próximo fim-de-semana estão aglomeradas nas ruas e muito mais expostas ao vírus; – Obrigada a todos os que estiveram presentes ontem, espero que se tenham divertido tanto como eu me diverti. E obrigada por confiarem e apoiarem a cultura, sabendo que tudo foi feito para garantir a vossa segurança; – Não aceito comentários infundados, desinformados, acusatórios ou ofensivos. Deixo só um outro assim mais ridículo para me divertir. De resto, Domingo sempre foi um óptimo dia para bloquear pessoas ❤️

A post shared by A Pipoca Mais Doce (@apipocamaisdoce) on

Lê também: Crítica. ‘The Boys’: uma vela que queima devagar

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Joana Barrios
‘O Da Joana’. Joana Barrios tem nova cozinha no 24Kitchen