Consumidores
Foto: Unsplash

Publicidade ‘injetada’ nas gravações automáticas gera queixas dos consumidores

Uma análise do Portal da Queixa revelou que os consumidores estão revoltados perante a imposição de publicidade nas gravações automáticas dos serviços de televisão das operadoras Meo, NOS e Vodafone.

As gravações automáticas permitiam aos clientes aceder aos seus programas a qualquer altura do dia sem a necessidade de assistir a publicidade, mas desde agosto que as operadoras nacionais começaram a inserir nesses programas anúncios publicitários de 30 segundos.

Os clientes reclamam contra esta medida concertada pelas operadoras de televisão e para manifestar o seu desagrado recorrem ao Portal da Queixa, que, em apenas dois meses, já recebeu perto de 200 reclamações.

O maior volume de reclamações pertence à Meo, com 66 queixas, seguindo-se a NOS, com 62, e por último a Vodafone, com 49 queixas.

De acordo com a análise da equipa do Portal da Queixa, a principal reclamação por parte dos consumidores é o facto desta publicidade “injetada” não estar incluída nos termos do contrato. Em alguns casos, os clientes das operadoras chegam mesmo a pedir a rescisão do mesmo.

A decisão do consumidor em “consentir ou não a emissão de anúncios publicitários deve ser livre, o que não acontece neste caso”, afirma o Portal da Queixa, uma vez que a não aceitação por parte do cliente tem como consequência ficar privado do serviço de renovações automáticas.

O setor das operadoras de telecomunicação é dos mais reclamados e “perante uma imposição que em nada vem beneficiar a reputação de um setor que há muito que tenta recuperar a confiança dos consumidores, criando um distanciamento ainda maior e empurrando, cada vez mais, os telespectadores para os serviços de streaming e on demand online”, afirma Pedro Lourenço, presidente executivo do Portal da Queixe fundador da Consumers Trust.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Cristina Ferreira Globos de Ouro
Cristina Ferreira apresenta adaptação de ‘All Together Now’