Fonte: Visual Hunt

Redes Sociais. Facebook domina em Portugal mas perde terreno para o Instagram

O Facebook continua a dominar o digital nacional, ao figurar de novo como a rede social mais utilizada e conhecida dos portugueses. No estudo Os Portugueses e as Redes Sociais 2020, publicado pela Marktest, o Instagram marca a sua presença como a rede social líder entre os jovens.

A rede social criada por Mark Zuckerberg lidera em termos de notoriedade e número de perfis. É de igual forma a plataforma onde mais portugueses têm conta criada – 92,2% dos inquiridos possuem um perfil – e a visitada por mais vezes ao longo do dia. Já a aplicação TikTok, que entrou pela primeira vez neste estudo, é já a nona plataforma com maior penetração entre os utilizadores.

Facebook continua a perder influência

O Facebook é apontado por 49,4% dos inquiridos como a rede social que visitam mais vezes. Contudo, há uma descida significativa ao longo dos anos. Por exemplo, face a 2011, a plataforma era a mais usada por 89,4% dos utilizadores de redes sociais, o que demonstra que a liderança poderá não durar muito mais tempo.

No parâmetro de publicações feitas pelo menos uma vez por semana, os inquiridos usam mais o Whatsapp (68,9%) e o Messenger (59,9%) , com o Facebook (59,2%) a fechar o pódio. Igualmente no segmento etário entre os 18 e os 24 anos, o Facebook foi ultrapassado. O Instagram é a rede social mais utilizada pelos jovens.

Por outro lado, 17,1% dos inquiridos admitem ter deixado de utilizar pelo menos uma plataforma de comunicação digital, nos últimos 12 meses. Destes, 34,7% referem o Snapchat , 25,8% o Twitter e 18% o Facebook. A razão principal apontada é a falta de interesse.

Os portugueses já estão familiarizados com as plataformas digitais, com 87% dos inquiridos a irem várias vezes por dia às redes sociais. Cerca de um terço dos inquiridos refere que já realizou compras online, o dobro de há sete anos. Enquanto estão nas redes sociais, 59% das pessoas questionadas admitem ver televisão em simultâneo.

Já sobre o conhecimento de redes sociais, o Facebook é a rede com mais referências espontâneas (99,6%), seguindo-se o Instagram (87,4%) e o Twitter (60,1%). No entanto, as duas últimas apresentam uma tendência de crescimento nos últimos anos: face a 2019, verifica-se um salto de 3,4% e 6,1%, respetivamente. Já o TikTok entrou diretamente para a quinta posição.

Cristina Ferreira supera CR7

Cristina Ferreira
Fotografia: Cristina Ferreira / Instagram

Cristina Ferreira é a figura pública nacional que os utilizadores mais referem seguir nas redes sociais. A diretora do entretenimento e ficção da TVI ultrapassou Cristiano Ronaldo, que ficou em segundo lugar. Rita Pereira fecha o pódio das figuras públicas. Nuno Markl e Bruno Nogueira ficaram na quarta e quinta posições, com mais menções, respetivamente.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Amor À Vida
‘Amor à Vida’ bate máximo e é mais vista que todas as novelas da TVI