Marvel Studios
Fotografia: Chelsea Lauren/Variety/Shutterstock

Marvel e DC adiam filmes para 2021 e 2022

Dificuldades de produção fazem com que várias estreias da Marvel Studios e DC Films sejam empurradas para os próximos dois anos

O calendário cinematográfico do próximo ano tornou-se mais preenchido após os anúncios de adiamentos que ocorreram nos últimos dias, avança a Variety. Tanto a Warner Bros. como a Disney anunciaram nos últimos dias que vários filmes apenas chegarão aos cinemas em 2021.

A Warner Bros. anunciou que serão adiados filmes como Dune, The Batman e The Flash. Já a Disney anunciou ainda em setembro que ia adiar grande parte dos lançamentos para o próximo ano. De momento, existem apenas três grandes lançamentos agendados para este ano: The Croods: A New Age, da DreamWorks, Soul da Pixar e Wonder Woman 1984 da Warner Bros.

Marvel prepara regresso em força

Os adiamentos dos lançamentos para o próximo ano resulta num calendário de 2021 cheio de estreias. Da parte da Marvel Studios, o primeiro filme será Black Widow a 7 de maio de 2021, 22 meses depois do último lançamento do último filme da Marvel. Depois dessa estreia, estão agendadas mais oito por parte da Marvel Studios nos 14 meses seguintes. Ainda assim, para além de Black Widow e Eternals, nenhuma das outras produções foi ainda acabada. Desta forma, as produções terão de ser retomatas até ao início do próximo ano, no máximo, para conseguir manter as datas. Para além dos filmes mencionados, existem quatro séries produzidas pela Marvel Studios com estreia marcada para 2022: Hawkeye, Ms. Marvel, She-Hulk e Moon Knight.

Blockbusters adiados para 2021

Para além dos mencionados, vão ainda ser lançados filmes da Sony Pictures e da DC Films, neste caso produzidos pela Warner Bros. Deste modo, vão ser lançados doze filmes de super-heróis ao longo de 16 meses, entre 2021 e 2022. Atualmente, o calendário encontra-se organizado da seguinte forma:

19 de março de 2021: Morbius (Sony Pictures)
7 de maio de 2021: Black Widow (Marvel Studios)
25 de junho de 2021: Venom: Let There Be Carnage (Sony Pictures)
9 de julho de 2021: Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings (Marvel Studios)
6 de agosto de 2021: The Suicide Squad (DC Films)
5 de novembro de 2021: Eternals (Marvel Studios)
17 de dezembro de 2021: Sequela de Spider-Man: Far From Home (Sony Pictures/Marvel Studios)
11 de fevereiro de 2022: Thor: Love and Thunder (Marvel Studios)
4 de março de 2022: The Batman (DC Films)
25 de março de 2022: Doctor Strange in the Multiverse of Madness (Marvel Studios)
6 de maio de 2022: Black Panther II (Marvel Studios)
8 de julho de 2022: Captain Marvel 2 (Marvel Studios)

Ainda assim, vale a pena salientar que este calendário é provisório. Após as duas últimas semanas, é visível que o mesmo está em constante alteração devido à pandemia. Adiamentos de produção já forçaram Black Adam, da DC Films, a abandonar a data de estreia em dezembro de 2021. Também The Batman teve de suspender a produção durante cerca de duas semanas, o que fez com que a data de estreia fosse adiada cinco meses. Isto vem provar que todas as produções estão sujeitas a imprevistos e podem ocorrer mais suspensões e adiamentos. Está também em aberto qual será o curso de ação da Marvel Studios no que diz respeito à sequela de Black Panther após a morte de Chadwick Boseman, que protagonizara o filme.

Para além destas complicações, junta-se também a sobrecarga das companhias de efeitos especiais, que têm vários projetos complexos para completar num curto período de tempo. Esta carga aumenta se considerarmos que, para além dos filmes já mencionados, longas-metragens dos franchises de Jurassic World, Fantastic Beasts, Missão Impossível e Matrix terão de ser produzidos no mesmo espaço de tempo para a manutenção do calendário atual, o que se provará bastante complicado.

 

 

Mais Artigos
Serralves em Festa
Direção Regional de Cultura do Norte cria projeto de museus em rede para atrair jovens