Led Zeppelin
Fotografia: Instagram/Led Zeppelin

Led Zeppelin vence acusação de plágio de ‘Stairway to Heaven’

A disputa pelos direitos do tema musical ‘Stairway to Heaven’ terminou. A banda histórica Led Zeppelin venceu a última contestação em tribunal sobre a propriedade intelectual. A notícia é do site do canal britânico BBC.

O caso começou em 2014, com a banda britânica a ser acusada de ter copiado o tema ‘Taurus’, de 1968 do grupo norte americano, Spirit, na composição do clássico ‘Stairway to Heaven’. A obra foi lançada em 1971, no álbum Led Zeppelin IV.

Dois anos depois, a justiça deu razão aos Led Zeppelin. No entanto, o julgamento teve de ser repetido por o inicial envolverinstruções erradas do júriem 2018. Nos tribunais federais, acabou por ser confirmado o veredito original no início deste ano. O Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América recusou esta semana a prosseguir o caso, encerrando-o definitivamente.

Caso começou com representantes de Randy Wolfe

A disputa de direitos de autor da canção foi originalmente apresentada pelo administrador em nome do espólio de Randy Wolfe, o falecido guitarrista dos Spirit, Michael Skidmore, em 2014. Segundo o site sobre casos de disputa de Copyright, GW Law blogs, a queixa afirma que há semelhança substancial entre os dois temas porque, “ as notas icónicas, melodia, progressão de acordes, estrutura, andamento, instrumentação e sensação de ‘Stairway to Heaven’ soam quase idênticas à expressão protegida do Requerente em ‘Taurus’”.

Os advogados lançaram ainda o argumento de que o Led Zeppelin tomou conhecimento da música da banda norte americana através do vocalista Robert Plant, que os terá visto a atuar em Birmingham, um ano antes do lançamento de ‘Stairway to Heaven’. Já o guitarrista, Jimmy Page, declarou que não sabia da música dos Spirit até que as pessoas, nas redes sociais, começaram a estabelecer paralelismos no início de 2010. “Eu sabia que nunca tinha ouvido isso antes. Era totalmente estranho para mim“, disse o músico da mítica banda.

Segundo a BBC, o valor em causa pelos direitos da canção é estimado em  2,9 milhões de euros no período de cinco anos em que o caso esteve na barra dos tribunais. A banda de Jimmy Page celebrou, nas redes sociais, os 50 anos do álbum anterior, da obra onde estava incluído ‘Stairway to Heaven’.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Celebrate 50 years of Led Zeppelin III (originally released October 5, 1970). Listen again via link in bio. 9/9 #LZIII

Uma publicação partilhada por Led Zeppelin (@ledzeppelin) a 5 de Out, 2020 às 6:06 PDT

Lê também: Curtas 2020. O audiovisual não precisa de vozes

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Em Família Manuel Luís Goucha Cristina Ferreira
Cristina e Goucha batem cinema da SIC e TVI lidera o dia