Twitter penaliza contas que desejem a morte a Trump

A rede social Twitter afirmou que qualquer conta que deseje publicamente a morte de Donald Trump, devido à sua infeção pela Covid-19, poderá ser suspensa ou ter a sua atividade limitada.

Após estar envolvido em inúmeras controvérsias acerca do vírus mortal, Donald Trump, como milhões de cidadãos em todo o mundo, foi vítima da Covid-19. Esta sexta-feira (2), por volta das 6h da manhã, a primeira-dama dos Estados Unidos da América, Melania Trump, avançou a informação pela primeira vez, no Twitter:

Reações dos internautas

Alguns utilizadores publicaram mensagens de apoio, pedindo aos seguidores para rezar pelo Presidente e esperar pelo melhor desfecho desta situação. No entanto, um grande número de contas aproveitou esta oportunidade para fazer pouco de Trump e, num tom mais preocupante, até desejar a sua morte, como através da publicação de uma caracterização do Presidente num episódio da série animada Simpsons, onde este se apresentava num caixão:

Em forma de meme, esta internauta tweetaEu a mexer com o suporte de vida de Trump quando ele estiver hospitalizado”:

Consequentemente, estas reações perante a doença do Presidente tornaram-se polémicas, e até o jornalista britânico Piers Morgan se manifestou acerca da situação, considerando “Chocante e vergonhoso” o tweet da antiga porta-voz de Hillary Clinton, Zara Rahim, que afirmou: “Tem sido contra a minha identidade moral tweetar isto nos passados quatro anos, mas, espero que ele morra”, referindo-se a Trump:

Twitter chega-se à frente

Fazendo referência às suas diretrizes e políticas atualizadas em abril deste ano, a rede social afirma que “não toleramos conteúdo que deseja, espera ou expressa um desejo por morte”, incluindo “a esperança de que alguém morra devido a uma doença séria”.

À VICE, reforçaram que os utilizadores não podem ter estes comportamentos e, caso os tenham, as suas contas poderão ser removidas ou postas em modo de leitura. Isto significa que a sua atividade poderá ser limitada, ou seja, poderão continuar a ver conteúdos na aplicação, mas podem não conseguir publicar tweets e retweetar ou “gostar” dos conteúdos de outros. Adicionam ainda que darão prioridade aos casos que considerem constituir um perigo real para a vida do Presidente dos Estados Unidos.

Situação de saúde do Presidente

Depois de ter contraído o vírus por contágio da sua assessora de imprensa, Hope Hicks, Donald Trump foi hospitalizado por precaução, tendo sido assegurado numa conferência de imprensa que o Presidente se encontra estável e a recuperar bem.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
5 Para a Meia-Noite
Novo ‘5 Para a Meia-Noite’ estreia com a pior audiência do ano