RTP1 RTP
Fotografia: Sofia Matos Silva

Manuela Melo integra Conselho Geral Independente da RTP

A antiga jornalista da RTP, Manuela Melo, foi o nome escolhido para integrar equipa do Conselho Geral Independente (CGI) da estação por cooptação dos restantes membros. O CGI, órgão que fiscaliza a administração da RTP, está a substituir três dos seus membros, cujo mandato terminou em setembro.

Manuela Melo será anunciada formalmente na próxima terça-feira, 6 de outubro, na comissão parlamentar de Cultura e Comunicação, depois das audições dos dois outros novos membros do CGI, Leonor Beleza, antiga ministra e presidente da Fundação Champalimaud, e Alberto Arons de Carvalho, antigo Secretário de Estado da Comunicação Social e ex-vice-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Manuela Melo
Fotografia: D.R.

Novo membro do CGI, Manuela Melo é licenciada em Biologia, mas foi jornalista da RTP entre 1973 e 2002, tendo sido um dos rostos da RTP Porto. Foi, inclusive, a voz do comunicado do Movimento das Forças Armadas no Telejornal de 25 de abril de 1974.

Em 1990 suspendeu as suas funções como jornalista para assumir o cargo de vereadora na Câmara do Porto com o pelouro da Cultura e Turismo, cargo este que assumiu até 2002, embora entre 1999 e 2002 tenha acumulado esse cargo com a função de vice-presidente da autarquia. Ainda foi eleita deputada da Assembleia da República pelo Partido Socialista (PS), pelo distrito do Porto, três vezes (2002, 2005 e 2009).

A nova composição do CGI terá como missão a escolha do futuro ou futura presidente, uma vez que o atual, António Feijó, é um dos membros que irá abandonar o Conselho. Deste também fazem parte o jurista Vieira de Andrade, o embaixador Seixas da Costa Helena Sousa, académica na área de media.

Outra decisão que o Conselho Geral Independente terá de tomar, brevemente, é a forma de escolha do próximo conselho de administração da RTP, uma vez que o actual termina o seu mandato no final deste ano. Na última audição no parlamento, António Feijó declarou que vários cenários estavam a ser ponderados para a esta escolha, onde se incluem “recurso a uma empresa de headhunter (recrutamento) ou concurso público”. A decisão final caberá à nova equipa.

Lê também: ‘Praça da Alegria’ e ‘A Nossa Tarde’ regressam ao daytime da RTP

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
‘Ghostbusters: Afterlife’ adiado para junho de 2021