Festa do Livro e da Cultura de Medelín
Fotografia: Fiesta del Libro y la Cultura/Facebook

Literatura portuguesa em foco na Festa do Livro e da Cultura de Medellín

A Festa do Livro e da Cultura de Medellín, na Colômbia, uma das mais importantes feiras do livro a nível internacional, dá destaque à literatura portuguesa na nova edição.

Patrícia Lino, Gonçalo M. Tavares, Jerónimo Pizarro, Dulce Maria Cardoso e Isabel Bolero são os nomes da literatura nacional que vão estar presentes na Festa do Livro e da Cultura de Medellín.

A Festa do Livro e da Cultura iniciou a sua 14.ª edição esta sexta-feira, dia 2 de outubro, de forma virtual, e termina no dia 11 do mesmo mês. O tema principal desta edição é a “Diáspora” e Portugal participa em quatro eventos. “A nossa riqueza cultural está na diversidade e isso nos torna únicos”, afirma Ana Piedade Jaramillo, diretora da festa.

Patrícia Lino, poetisa, participa em “Conversas da Tarde”, este sábado, 3 de outubro, com Sol Astrid Giraldo, crítica e curadora, Verônica Gerber Giecci, artista visual e escritora, e Stefanía Rodriguez, gestora cultural.

Sob o tema “Ver com outros olhos. Ecos de outros artistas no próprio trabalho”, Gonçalo M. Tavares, escritor, conversa com o também escritor Pablo Montoya e a jornalista Ana Cristina Restrepo, na tarde de domingo.

Lê também: A nova geração de autores que já cresceu livre

No mesmo dia, Jerónimo Pizarro, professor, investigador e responsável por três dezenas de edições acerca de Fernando Pessoa, debate sobre a antologia poética de Alexandre O’Neill Acordeón — que traduziu — com a poetisa colombiana Lucia Estrada.

Dulce Maria Cardoso, escritora, e Isabel Bolero, escritora e argumentista, falam com Jerónimo Pizarro, num painel intitulado “Passageiros em transe. Não importa para onde vamos, transportamo-nos sempre uns aos outros”, sobre a “errância das suas personagens”, na tarde do último dia do evento.

As sessões podem ser acompanhadas por qualquer pessoa, em direto no Youtube e Facebook. O festival é organizado em parceria com a Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa e o Leitorado Bogotá, língua e cultura portuguesas. Conta com o apoio da Embaixada de Portugal na Colombia, do Instituto Camões e da Universidade dos Andes.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
the crown thatcher
‘The Crown’. Novo trailer destaca relação entre Elizabeth II e Margaret Thatcher