Festa do Livro e da Cultura de Medelín
Fotografia: Fiesta del Libro y la Cultura/Facebook

Literatura portuguesa em foco na Festa do Livro e da Cultura de Medellín

A Festa do Livro e da Cultura de Medellín, na Colômbia, uma das mais importantes feiras do livro a nível internacional, dá destaque à literatura portuguesa na nova edição.

Patrícia Lino, Gonçalo M. Tavares, Jerónimo Pizarro, Dulce Maria Cardoso e Isabel Bolero são os nomes da literatura nacional que vão estar presentes na Festa do Livro e da Cultura de Medellín.

A Festa do Livro e da Cultura iniciou a sua 14.ª edição esta sexta-feira, dia 2 de outubro, de forma virtual, e termina no dia 11 do mesmo mês. O tema principal desta edição é a “Diáspora” e Portugal participa em quatro eventos. “A nossa riqueza cultural está na diversidade e isso nos torna únicos”, afirma Ana Piedade Jaramillo, diretora da festa.

Patrícia Lino, poetisa, participa em “Conversas da Tarde”, este sábado, 3 de outubro, com Sol Astrid Giraldo, crítica e curadora, Verônica Gerber Giecci, artista visual e escritora, e Stefanía Rodriguez, gestora cultural.

Sob o tema “Ver com outros olhos. Ecos de outros artistas no próprio trabalho”, Gonçalo M. Tavares, escritor, conversa com o também escritor Pablo Montoya e a jornalista Ana Cristina Restrepo, na tarde de domingo.

Lê também: A nova geração de autores que já cresceu livre

No mesmo dia, Jerónimo Pizarro, professor, investigador e responsável por três dezenas de edições acerca de Fernando Pessoa, debate sobre a antologia poética de Alexandre O’Neill Acordeón — que traduziu — com a poetisa colombiana Lucia Estrada.

Dulce Maria Cardoso, escritora, e Isabel Bolero, escritora e argumentista, falam com Jerónimo Pizarro, num painel intitulado “Passageiros em transe. Não importa para onde vamos, transportamo-nos sempre uns aos outros”, sobre a “errância das suas personagens”, na tarde do último dia do evento.

As sessões podem ser acompanhadas por qualquer pessoa, em direto no Youtube e Facebook. O festival é organizado em parceria com a Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa e o Leitorado Bogotá, língua e cultura portuguesas. Conta com o apoio da Embaixada de Portugal na Colombia, do Instituto Camões e da Universidade dos Andes.

Mais Artigos
Festa é Festa é a nova novela da TVI. Em cena, Inês Herédia e Pedro Teixeira
Opinião. O novo fôlego que a ‘Festa’ deu a Cristina