Depois do Crime
Fotografia: RTP / Pedro A. Pina

‘Depois do Crime’: “Temos características sociais que nos levam a gostar deste formato”

Rita Marrafa de Carvalho, autora do formato de crime da RTP, conta no Fita Isoladora os desafios desta produção

Depois do Crime, da autoria de Rita Marrafa de Carvalho, debruça-se sobre três crimes reais cujo lugar ficou marcado na história da justiça portuguesa. A jornalista junta-se ao Fita Isoladorapodcast semanal do Espalha-Factos, para contar os desafios da produção do primeiro formato de true crime da televisão portuguesa.

Ouve o episódio desta semana:

Os dois últimos episódios de Depois do Crime vão para o ar nas próximas segunda (5) e terça-feira (6). A série de reportagens explora partes nunca antes contadas” destes casos, num reencontro com os protagonistas de crimes e processos que marcaram Portugal. Rita Marrafa de Carvalho conta ao painel do EF que “o desafio era fazer chegar este novo formato a um público que não está habituado”, sendo este um tipo de série que já faz sucesso lá fora há vários anos.

O sucesso dos primeiros episódios foi inesperado. “Fiquei surpreendida com a imediatez [do sucesso]”, conta, explicando que para isso podem ter contribuído “características sociais que nos levam a gostar deste formato” e deste tipo de histórias. A jornalista conta ainda momentos marcantes da produção destes episódios e comenta as especificidades da justiça portuguesa e também da brasileira, para onde uma das histórias a levou.

Lê também: ‘Depois do Crime’. Rita Marrafa de Carvalho quer “as pessoas e os seus testemunhos a contar a história”

O painel composto por Pedro Miguel CoelhoJoão Malheiro e Tiago Serra Cunha assinala ainda o Dia Internacional do Podcast, comemorado na passada quarta-feira (30 de setembro). O Fita recebe Ruben Martins, jornalista no Público e investigador nesta área no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), que ajuda a compreender a evolução dos podcasts em Portugal, as diferenças entre o mercado nacional e o estrangeiro e para onde caminhamos neste meio.

Em discussão está ainda o fim do Prós e Contras. O programa de debates da RTP, conduzido por Fátima Campos Ferreira, chegou ao fim após 18 anos de emissões que percorreram o país. O painel comenta a despedida do formato e antevê a chegada de É ou Não É, novo programa de debate da estação pública que estreia em breve com Carlos Daniel na condução. O país seria o mesmo sem o Prós e Contras

podcast, que já está disponível para audição, tem todos os episódios para escuta nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.

Mini-episódios desta semana:

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
nuno andré ferreira
Nuno André Ferreira. World Press Photo premeia fotógrafo português