Cabrita
Fotografia: Divulgação // Ana Viotti

À Escuta. Cabrita, y.azz x b-mywingz e Gator, The Alligator em destaque nesta semana

À Escuta, rubrica semanal do Espalha-Factos sobre os mais recentes lançamentos nacionais, destaca a estreia a solo do saxofonista João Cabrita, o novo single de y.azz x b-mywingz e a odisseia em busca de um “cósmico santo graal em forma de bolha” apresentada no novo trabalho dos Gator, The Alligator.

Relembramos, ainda, que o novo disco de Primeira Dama, Superstar Desilusão, está agora disponível nas plataformas de streaming. Anteriormente, a sua audição podia apena ser feita na página de Bandcamp do artista.

A estreia de João Cabrita a solo com Cabrita

Cabrita
Fotografia: Divulgação / João Diogo

João Cabrita não é um nome desconhecido na música portuguesa. Contando com participações em mais de cem discos, incluindo colaborações com artistas como Dead Combo, The Legendary Tigerman, Sérgio Godinho ou Cais Sodré Funk Connection, o saxofonista apresenta Cabrita, o seu disco de estreia a solo.

Cabrita é um disco onde o seu saxofone ganha uma nova dimensão, assumindo-se como o principal protagonista da música. Protagonista este com uma prestação exímia, complementada por todos os outros instrumentos que vão surgindo ao longo do disco, tocados por vários dos colaboradores e amigos com quem João Cabrita tem colaborado ao longo do tempo.

Destaca-se a presença de Sam The Kid, The Legendary Tigerman, Tó Trips, Selma Uamusse, Hélio Morais, Milton Gulli, entre outros. É um disco que, além do jazz, explora outras influências e sonoridades, como a eletrónica, o rock, os blues, ou a soul, resultando num álbum bastante eclético, mas consistente, fruto de toda a experiência que João Cabrita foi acumulando ao longo da sua ilustre carreira.

Com colaboração de KOMET, y.azz x b-mywingz apresentam ‘Did It All Again’

y.azz x b-mywingz
Fotografia: Divulgação // Joana Ruth

Vencedoras da 6ª edição do EDP Live Bands, a dupla formada por y.azz (Mariana Prista) e b-mywingz (Margarida Adão), em colaboração com o músico KOMET, apresenta o singleDid It All Again’, que estará incluído no seu disco de estreia, com edição marcada para os primeiros meses do próximo ano.

O grupo indica que a faixa pretende demonstrar um “lado mais cru” do sentimento associado a “salvar relações a qualquer custo e mantermos-nos nelas por uma questão de conforto e falsa segurança“, sentimento demonstrado na lírica. A inclusão de KOMET na faixa abre a possibilidade de haver a existência de dois narradores, um masculino e outro feminino, representado por y.azz. Estes vão apresentando os seus sentimentos perante esta relação tóxica, sendo que eventualmente uma das partes consegue deixar esta “situação cíclica de conflito“.

A batida criada por b-mywingz contém sintetizadores espaçosos e psicadélicos, notando-se a influência do trap e R&B, que complementam as performances vocais que KOMET e y.azz apresentam. Apesar de algum auto-tune, estas mantêm-se intimistas e conseguem transmitir o sofrimento evocado pelas personagens desta narrativa.

O “admirável mundo novo” dos Gator, The Alligator em Mythical Super Bubble

Gator, the Alligator
Fotografia: Divulgação

Mythical Super Bubble é o nome do segundo longa-duração dos Gator, The Alligator. A banda oriunda de Barcelos, constituída por Eduardo da Floresta (guitarra), Ricardo Tomé (baixo), Tiago Martins (voz, guitarra) e Tiago Martins (bateria), apresenta aqui o seu “admirável novo mundo“, um onde há espaço para o heavy psych, o space rock e o garage se encontrarem e se fundirem num só.

Fazendo-se notar as influências de grupos como os King Gizzard & The Lizard Wizard ou os projetos musicais de Ty SegallMythical Super Bubble reporta a viagem de uma personagem em busca de um “cósmico santo graal em forma de bolha“. Pelo meio, o som das guitarras da banda transporta-nos para este universo, todo ele cheio das mais diferentes cores que possamos imaginar, mas também repleto de obstáculos que podem surgir ao virar da próxima duna que o protagonista irá encontrar.

Bar Lonely – ‘Golden Rules’

Barcelona, Caldas da Rainha e Lisboa. São estas as três cidades que se interligam na formação dos Bar Lonely, banda que surgiu durante a quarentena e é constituída por Veronica Baron, Raquel CustódioTiago Covas. ‘Golden Rules’ é o nome do seu novo single, um que visa mostrar mais da sonoridade que “procuram para um futuro álbum“.

O baixo funky de Tiago e a bateria pujante de Raquel criam todo o groove que embeleza a faixa, complementada pelos sintetizadores e pelos riffs de guitarra que vão surgindo à medida que esta se desenvolve. A voz de Veronica adiciona aos versos uma componente extra a toda a estética do grupo, enquanto que o refrão com as três vozes acaba por ser o hook principal. É “orelhudo” e  surge como o ponto máximo do quão divertida soa toda a faixa.

O Rei Marte – ‘Verde’

Simão Reis (voz, guitarra), Diogo Faísca (baixo) e António da Silva (bateria) formam o grupo O Rei Marte, que apresenta o seu terceiro single, ‘Verde’.

Povoada por influências que se localizam entre garage rock e o punk, é uma faixa que ecoa diversão no seu instrumental, sendo que este também acaba por transpirar um certo nível de portugalidade. As melodias da faixa são diversas e possuem a capacidade de surpresa para o ouvinte. O refrão é bastante orelhudo e demonstra a qualidade da banda na criação de hooks dinâmicos e que soam bem ao ouvido.

Palmers – ‘GLA’ e ‘One More Day’

Oriundos das Caldas da Rainha, os Palmers já têm dois EP’s, Younger DaysRunning Thoughts, na sua curta história. Agora, a banda constituída por Cláudia BrásRaquel CustódioVasco Cavalheiro está de regresso com duas novas canções, ‘GLA’ e ‘One More Day’.

A irreverência punk dos Palmers está presente em ambas as faixas. Instrumentais energéticos em que a secção ritmíca da banda demonstra toda a sua capacidade em estabelecer o groove da sua música, tudo enquanto a guitarra adiciona os riffs necessários, bastante crus, para completar o som da banda. Mas se ‘GLA é ligeiramente mais garage rock, ‘One More Day’ é a demonstração total da energia punk que povoa a música dos Palmers.

Mais Artigos
Helstrom
Helstrom: Nova série de terror da Marvel estreia na Hulu