Google lança Style Match
Fotografia: Pixabay

China prepara investigação à Google por postura anticoncorrência

A China prepara-se para iniciar um processo contra a Google devido a eventuais práticas anticoncorrenciais, avançou a Agência Reuters. Esta decisão pode fazer tremer ainda mais as relações entre o país asiático e os Estados Unidos.

A empresa tecnológica norte-americana é acusada de prejudicar a concorrência através do domínio do sistema operacional móvel Android. Segundo fontes citadas pela Reuters, a decisão de prosseguir com um processo formal pode ocorrer já em outubro. O estado tenso das relações China-EUA pode afetar a investigação.

A questão foi levantada inicialmente pela gigante chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei no ano passado. O principal regulador de mercado do país acabou por levar o caso à organização antitrust do conselho de estado do país, que promove concorrência leal em benefício dos consumidores.

Investigações da China à Google não são as únicas

A China também analisará o que outros países fizeram, incluindo a realização de consultas com executivos do Google”, esclareceu a mesma fonte não identificada.

A União Europeia multou a Google em 2018 por práticas anticompetitivas. A decisão justificou-se pelo facto da empresa norte-americana forçar os fabricantes de telefones a pré-instalar aplicações Google em dispositivos Android e impedi-los de usar concorrentes. As autoridades indianas também estão a investigar alegações que acusam a empresa de estar a aproveitar-se da sua posição no mercado para promover injustamente a sua aplicação de pagamentos móveis.

Agora, é a China que se prepara para iniciar um processo de concorrência contra a Google, depois de reformular as suas leis de regulação de mercado. As mudanças incluem um aumento dramático nas multas máximas e critérios mais amplos para julgar o controle de um mercado por uma empresa.

Já nos EUA, há uma postura semelhante. A queixosa Huawei está na lista negra comercial e a ameaça da interdição à TikTok, se a proprietária chinesa ByteDance, não se desfizer dos direitos no país norte-americano são dois exemplos.

Contactadas pela Agência Reuters, tanto a Google como a Huawei recusaram-se a comentar o assunto.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
São José Correia, Miguel Raposo e Lia Carvalho
Covid-19. São José Correia testa negativo e regressa à TVI