Trabalho em equipa
Fotografia: Headway/Unsplash

Doclisboa’20 dedica programa às questões laborais e direitos humanos

O Doclisboa'20 acontecerá de 22 de outubro a 10 de março.

Corpo de Trabalho é o nome do programa do Doclisboa’20 que pretende provocar várias reflexões sobre o trabalho e as questões laborais que nos afetam a todos. Este ano o festival tem um novo formato, a primeira fase realiza-se entre 22 de outubro e 21 de novembro.

O programa desta 18.ª edição é uma parceria entre o Doclisboa e a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) e quer, através do cinema, promover a discussão sobre direitos humanos e questões sociais relacionadas com as questões laborais. Filmes de cineastas como Harun Farocki, Carole Roussopoulos, Elisa Cepedal, Mladen Kovačević ou Jonas Heldt serão exibidos.

A partir deste ano também será atribuído no festival o prémio Locais de trabalho seguros e saudáveis, criado há 11 anos, que premeia o melhor documentário sobres questões laborais. Para este prémio serão exibidos no Cinema São Jorge, entre 22 de outubro e 1 de novembro, uma seleção de dez retratos contemporâneos focados neste tema.

Como forma de complemento ao programa, serão programados na plataforma online DAFilms.com um conjunto de filmes que farão um retrato histórico da evolução da presença do trabalho nas nossas vidas no último século. Este programa decorrerá entre os dias 22 de outubro e 3 de novembro.

Lê também: ‘Vocês, Que Vivem’. Cinemateca dedica ciclo a Roy Andersson

Acontecerá ainda um debate online, Thinking Labour Practices Through Film, no dia 28 de outubro, às 15h, que se foca na relação entre o cinema, o trabalho e as suas representações cinematográficas.

A abertura do Doclisboa’20 acontece a 22 de outubro na Culturgest e conta com a estreia mundial do filme Nheengatu – A Língua da Amazónia, uma co-produção luso-brasileira, de José Barahona. A sessão de encerramento realiza-se no dia 7 de março de 2021 com o filme de Ulrike Ottinger, Paris Calligrammes’.

No site do Doclisboa é possível encontrar informação relativa a todos os filmes que serão exibidos no festival.

Mais Artigos
Quentin Tarantino com Brad Pitt e Leonardo DiCaprio
‘Era Uma Vez Em…’: Quentin Tarantino assina acordo para dois livros