Pessoa de fato em pé, em frente a escadas
Fotografia: Hunters Race/Unsplash

5 profissões que estão na moda em 2020

Em colaboração com Guia das Profissões

A pandemia da COVID-19 veio alterar a forma como o mercado de trabalho se organiza. Sem dúvida, o teletrabalho é hoje uma realidade e a tendência é para se manter. Nesse sentido, algumas profissões vão estar em alta este ano, especialmente as relacionadas com o mundo digital.

A forma como um vírus parou o mundo veio trazer uma nova visão da realidade. A sociedade deixou de sentir que tem tudo nas mãos e começou a pensar em alternativas. O trabalho pela internet já é visto como uma solução real para os nossos negócios funcionarem, mesmo que as portas estejam fechadas. Por isso, se olharmos para o guia das profissões, todas as que estejam relacionadas com a internet e a tecnologia estão em grande destaque.

Especialista em segurança da informação

A tendência para informatizar os dados das empresas veio trazer um problema no que diz respeito à segurança desses dados. A questão é uma preocupação ainda maior com o teletrabalho, porque, além de estarem informatizados, os dados estão a ser transmitidos constantemente entre diferentes computadores. Por isso, as empresas têm contratado mais profissionais de segurança da informação, também conhecida como cibersegurança.

O especialista em segurança da informação, ou analista de segurança da informação, é o profissional que fica responsável por manter todos os dados virtuais seguros e livres de ataques de hackers.

Especialista em e-commerce

A pandemia da COVID-19 obrigou muitos negócios a fecharem as suas portas. A única alternativa foi mesmo recorrer ao e-commerce (comércio online). Mas entrar no comércio online não é assim tão simples como se possa pensar, ainda mais quando se tratam de empresas de médio e grande porte.

O especialista em e-commerce tem sido muito procurado e é mesmo uma das cinco profissões mais procuradas em 2020. Há que conhecer bem o ciclo de compras na internet e saber como os consumidores agem no mercado online. Assim, o especialista acrescenta grande valor para qualquer empresa que tenha o mercado online como foco.

Analista Financeiro

Não se pode negar o facto de a sociedade estar a enfrentar uma crise financeira e económica séria. A pandemia veio travar o crescimento económico que Portugal estava a atravessar e colocou muitas empresas em situações de constrangimento financeiro. A crise mostra a grande necessidade que as empresas têm de ter as finanças organizadas e planeadas.

Além de fazer o planeamento dos recursos financeiras das empresas, o analista financeiro faz a gestão e a análise desses recursos, para que as contas da empresa e os seus investimentos sejam sólidos.

Marketeer Digital

Qualquer negócio online só sobrevive se houver um investimento em marketing digital. Como muitas empresas tiveram de mudar o foco do seu negócio para a internet, viram-se obrigadas a aumentar os quadros de profissionais, incluindo os especialistas em marketing digital. Estes especialistas sabem como divulgar e promover produtos e marcas na internet e são peças fundamentais para vender online.

Social Media Manager

A lista não podia terminar sem incluir o social media manager. Se a internet veio revolucionar o mundo, as redes sociais vieram afirmar essa mesma revolução. Hoje é quase impensável as pessoas não terem uma conta nas redes sociais e a verdade é que muita da publicidade é feita a partir delas. O gestor de redes sociais é um profissional indispensável para trabalhar a reputação e o reconhecimento de uma marca ou produto.

Embora estas sejam as cinco profissões que estão na moda em 2020, a verdade é que esta é uma tendência que se vai manter. Além da necessidade urgente de entrar no mercado online, já se assistia a esta entrada na internet por parte das empresas. Sendo assim, pode-se dizer que as cinco profissões são para se manter em alta no futuro.

Mais Artigos
New Image
As 10 atrizes mais bem pagas de 2020