Netflix
Fotografia: Getty

Senadores dos EUA apelam à Netflix que não adapte livro de autor chinês

Senadores do Partido Republicano dos Estados Unidos apelaram à Netflix que reconsidere a sua ideia de adaptar o livro de Liu Cixin, O Problema dos Três Corpos. Os senadores argumentam que o escritor dissemina a “perigosa propaganda” do Partido Comunista Chinês (PCC).

Numa carta à Netflix, os 5 senadores, liderados por Marsha Blackburn, disseram ter “preocupações significativas com a decisão da Netflix de se associar a alguém que está a repetir  propaganda perigosa do PCC”. A senadora Blackburn afirmou que o pedido se baseia em comentários do escritor numa entrevista à revista The New Yorker, publicada em junho de 2019.

Quando questionado sobre o destino da minoria muçulmana Uigur, que está a ser alvo de detenções em massa em campos de concentração na região chinesa de Xinjiang, Liu respondeu: “Preferia que os Uigures estivessem a mutilar corpos nas estações de comboio e escolas em ataques terroristas?”, acrescentando ainda que, “de qualquer maneira, o governo está a ajudar a economia e a tentar tirá-los da pobreza”.

Além disso, os senadores questionaram se a Netflix estaria ciente destas declarações do escritor antes de acordar adaptar o seu trabalho e também quais as medidas tomadas pela empresa “para lançar um olhar crítico sobre este projeto”“evitar ainda mais qualquer glorificação das ações do PCC contra os Uigures”.

Contactada pela agência noticiosa Reuters e pela revista Vanity Fair, a Netflix não quis comentar o caso.

A adaptação conta com os criadores de A Guerra dos Tronos

A plataforma de streaming anunciou no início de setembro que iria desenvolver uma “ambiciosa” adaptação da trilogia de ficção-científica O Problema dos Três Corpos.

Trilogia de Liu Cixin

Fazem parte do projeto como argumentistas os criadores da série A Guerra dos Tronos, David Benioff e D.B. Weiss. A dupla explicou que “a trilogia de Liu Cixin é a série de ficção-científica mais ambiciosa que já lemos, levando os leitores numa jornada dos anos 1960 até o fim dos tempos, da vida no nosso pálido ponto azul aos confins do universo”.

O realizador Rian Johnson, que realizou “Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi” será o produtor executivo da série, bem como a produtora Plan B, de Brad Pitt.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Lily James como Mrs. de Winter em Rebecca
Crítica. ‘Rebecca’ é uma adaptação fraca que não faz jus ao livro