Imagem: Instagram Lulu Wang / Rolling Stone

Lulu Wang critica escolha para realizar filme biográfico sobre pianista chinês Lang Lang

Lulu Wang, realizadora de A Despedida, utilizou a plataforma Twitter para expressar a frustração que sentiu quando descobriu que Ron Howard vai realizar o filme biográfico sobre Lang Lang, um famoso pianista chinês.

Na terça-feira (22), o Hollywood Reporter anunciou que Ron Howard irá realizar o filme biográfico do pianista clássico chinês, Lang Lang, baseando-se na sua autobiografia, Journey of a Thousand Miles. Lulu Wang pronunciou-se quanto a esta notícia, utilizando a rede social Twitter para questionar a posição de Howard como realizador de um filme que se baseia na vida de um pianista, mas, acima disso, na vida de um cidadão chinês. “Sendo um pianista com formação clássica nascido na China, acredito que é impossível contar a história de Lang Lang sem uma compreensão íntima da cultura chinesa (…)”, escreveu Wang.

Wang ainda acrescentou que não tem particular interesse em realizar ou produzir o filme mas, na sua opinião, Howard não é certamente a melhor escolha para o fazer. “Eu só acho que estes não são os artistas mais indicados para lidar com as especificidades culturais do nordeste da China de onde Lang Lang (e a minha família) são“, reforçou. A cineasta nasceu em Pequim e o seu filme, A Despedida, foi filmado em Changchun, uma cidade no nordeste da China. O filme conta a história real e comovente do dia em que a sua avó foi diagnosticada com um cancro maligno.

A comparação com Mulan

Wang não se deixou ficar por aqui. A cineasta ainda fez questão de utilizar o filme Mulan, que estreou este ano nos cinemas, como exemplo daquilo que acontece quando optam por não colocar à frente destes filmes realizadores, argumentistas ou produtores chineses. O filme da Disney recebeu críticas quanto à falta de inclusão nos bastidores e ao local escolhido para fazer as filmagens. “Não aprendemos NADA com a Mulan? Eu não disse nada porque, sim, representação importa e porque muitas pessoas que eu amo estão envolvidas, mas eu tenho de o fazer. Tenho que fazer isto. Porque é 2020… e eu estou exausta”, terminou Wang.

Howard, um cineasta americano, foi o diretor de filmes como Uma Mente Brilhante, um filme galardoado com um Óscar. O filme sobre o pianista chinês vai abordar a sua educação em Shenyang, uma cidade localizada no norte da China, e ainda os esforços que foram feitos pela família para que Lang Lang conseguisse alcançar o seu sonho: ser um músico reconhecido a nível mundial. “A história de Lang Lang é de determinação, paixão, sacrifício e encontrar a força interior para vencer as probabilidades”, revelou Howard e Brian Grazer, o produtor do filme, em declarações ao The Hollywood Reporter. O próprio Lang Lang vai assumir o papel de produtor executivo do seu próprio filme biográfico e até deixou uma nota de agradecimento a Howard. “Este filme, graças à visão de Ron Howard, inspirará jovens em todo o mundo a seguir os seus sonhos e a nunca se esquecerem de que eles são um em um milhão“.

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Disney+
Disney+ coloca aviso de conteúdo discriminatório em seis clássicos