Will Smith

Will Smith: os papéis que marcaram a carreira do ator

Por entre agentes secretos que monitorizam aliens, ladrões profissionais e génios da lâmpada, Will Smith tem vindo, desde cedo, a marcar a indústria do cinema e os espectadores. Esta sexta-feira, dia 25 de setembro, o ator celebra 52 anos e, para celebrar a data, o Espalha-Factos selecionou algumas das personagens mais icónicas que interpretou no grande ecrã.

Nasceu a 25 de setembro de 1968, em Filadélfia, na Pensilvânia. Depois de terminar os estudos na Overbrook High School of Philadelphia, Will Smith não quis entrar em nenhuma faculdade, pois queria ser rapper. O sonho concretizou-se e, no final dos anos 80, já era conhecido como “The Fresh Prince”.

O encontro com a representação foi inesperado. À procura de algo diferente, após o sucesso no rap, conheceu Benny Medina, que teve a ideia de produzir uma sitcom baseada na sua vida em Beverly Hills, em 1989. Ao aceitar a proposta, Will Smith não esperava que a série The Fresh Prince of Bel-Air aumentasse drasticamente a sua popularidade. Porém, isso aconteceu e a produção esteve no ar durante seis temporadas, entre 1990 e 1996.

Após o final da série, o artista mudou-se da televisão para o cinema. Desde aí, estrelou em vários filmes de sucesso e é uma das personalidades mais icónicas de Hollywood, com vários papéis marcantes, da ação à fantasia.

Detetive Mike Lowrey, em Bad Boys

Will Smith em Bad Boys
Will Smith é o Detetive Mike Lowrey em Bad Boys

Este é um dos papéis mais famosos do ator. A verdade é que Will Smith se destaca no género de comédia, e esta personagem não é exceção. Em 1995, Mike Lowrey (Smith) e Marcus Burnett (interpretado por Martin Lawrence) são dois polícias que se juntam para recuperar um carregamento de drogas perdido. Ao longo dos anos, até ao último filme da saga – Bad Boys Para Sempre (2020) – a dupla manteve-se incontornável e o papel de Mike Lowrey também, para Smith.

James Edwards, em Men in Black

Will Smith em Men In Black
Will Smith é James Edwards em Men In Black

No entanto, o ator também dá cartas nos filmes de ação, como este papel demonstra. Durante mais de dez anos, Agent J (Will Smith) é um membro de uma organização ultra secreta criada para monitorizar e controlar a atividade extraterrestre na Terra. No meio de tramas mortais, missões quase impossíveis e lutas de outro mundo, a personagem,que o ator interpretou por mais de dez anos, é já um ícone para os fãs da Sétima Arte.

Cassius Clay/Muhammad Ali, em Ali

Will Smith em Ali
Will Smith é Muhammad Ali em Ali

Provada a sua maestria nos géneros de ação e comédia, o artista americano demonstrou uma vertente mais séria em 2001 com Ali, um drama biográfico. No filme de Michael Mann e Eric Roth, Will Smith vestiu a pele da lenda do boxe Muhammad Ali e apresentou os seus triunfos e controvérsias entre 1964 e 1974. A interpretação rendeu ao ator as suas primeiras nomeações para os Óscares e Globos de Ouro na categoria de Melhor Ator. 

Chris Gardner, em A Busca da Felicidade

Will Smith em A Busca da Felicidade
Will Smith é Chris Gardner em A Busca da Felicidade

Mais um drama que colocou Smith nos pedestais da crítica. Ao interpretar Chris Gardner, um pai de família que enfrenta problemas financeiros e familiares quando perde a esposa e fica a tomar conta sozinho do filho de cinco anos, Smith somou mais uma nomeação para os Óscares, Globos de Ouro e, ainda, para os SAG Awards na categoria de Melhor Ator.

Nicky, em Focus

Will Smith é Nicky em Focus

No filme de Glenn Ficarra e John Requa, Nicky (Will Smith) é um ladrão profissional que, depois de se deixar entrar numa tentativa falhada de roubo por parte de Jess (Margot Robbie), passa a atuar como seu mentor. No meio de vários esquemas elaborados ao mais alto nível, é impossível não ficarmos completamente boquiabertos com os maiores esquemas e tropelias que saem da cabeça de Nicky. Para além de entreter e surpreender, é um personagem que mexe com as emoções do espectador e lhe entra na cabeça sem este sequer se dar conta.

Génio, em Aladdin

Will Smith é o Génio em Aladdin

Um personagem que encanta tanto os mais novos como os mais velhos. Depois da icónica personificação feita por Robin Williams, não seria de esperar que qualquer outro ator fizesse jus ao seu trabalho. Porém, de forma carismática e cativante, Will Smith conseguiu fazê-lo no live-action de 2019. O génio mágico e musical de Aladdin é uma personagem que fica na memória do público por todos os melhores motivos.

Henry Brogan, em Projeto Gemini

Will Smith é Henry Brogan em Projeto Gemini

Um dos mais recentes projetos do artista, mas com o sabor de tempos antigos. No filme de Ang Lee, Smith volta a interpretar uma espécie de agente secreto que trabalha para o governo americano. Porém, desta vez, a trama vira-se contra ele e, no último trabalho antes de se reformar, percebe que foi enganado e acaba como alvo do próprio governo para o qual trabalhava – e, mais especificamente, dele próprio. Um projeto que, apesar de recente, não deixa de marcar pela inovação no mundo do syfy.

 

 

 

Mais Artigos
Time substituiu logótipo para apelar ao voto nas eleições norte-americanas