catarina furtado

Catarina Furtado apresenta Eurovisão da Canção Filosófica

O festival está a percorrer os onze países que fazem parte deste espetáculo, numa digressão europeia. 

Catarina Furtado é a anfitriã portuguesa escolhida para a Eurovisão da Canção Filosófica. Desenvolvido a partir do espetáculo 1973, do Festival d’Avignon, esta Eurovisão Filosófica vai decorrer em Portugal, entre os dias 25 e 27 de setembro, no Teatro Nacional D. Maria II.

A estrela da RTP irá co-apresentar a gala com Massimo Furlan, um dos criadores do formato. O espetáculo parte de uma recriação do Festival Eurovisão da Canção de 1973, feita em 2010, no Festival d’Avignon.

Com esta Eurovisão da Canção Filosófica, os criadores pretendem estabelecer uma relação entre a música pop e o pensamento filosófico, partindo da ideia de que este festival pode ajudar na compreensão não só deste género musical, como das questões de identidade dos diferentes países representados e da Europa como comunidade.

O objetivo é introduzir o pensamento e a reflexão filosófica no entretenimento como um “Cavalo de Tróia”. Para realizar essa tarefa, 11 pensadores de 11 países europeus receberam a tarefa de escrever canções que desenvolvam uma reflexão sobre a relação da humanidade com os grandes temas da Filosofia. Em Portugal, a tarefa ficou a cargo do investigador e professor José Bragança de Miranda.

Todas as noites um país será consagrado vencedor

As peças musicais serão interpretadas na língua materna do autor e vão ser avaliados por um júri local, em parceria com Catarina Furtado e Massimo Furlan.

Em Lisboa, o júri será composto por Flávio Almada, Luísa Schmidt, Manuela Azevedo, Maria Manuel Mota, Mariana Mortágua, Pedro Penim e Pedro Santos Guerreiro. No Norte, o Teatro Municipal do Porto recebe nos dias 2 e 3 de outubro o espetáculo. No júri encontram-se Ana Deus, Isabel Zuaa e Rogério Nuno Costa. O público terá também direito a votar, para que em cada noite seja consagrado um país vencedor, tal como na Eurovisão.

Estreado em setembro de 2019, no Teatro Vidy- Lausanne, na Suíça, a Eurovisão da Canção Filosófica está a percorrer os onze países que fazem parte deste espetáculo, numa digressão europeia.

Lê também: Simone de Oliveira regressa às novelas da SIC 20 anos depois

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Helstrom
Helstrom: Nova série de terror da Marvel estreia na Hulu