Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha Você na TV!
A emissão desta segunda (21) marcou a despedida da dupla. Imagem: Facebook Você na TV!

‘Você na TV!’. Cristina e Goucha nostálgicos na hora da despedida

Foi esta segunda-feira (21) o dia escolhido por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha para se juntarem numa despedida do formato que os juntou, todas as manhãs, durante catorze anos – o incontornável Você na TV!. A expectativa era muita e o programa não desiludiu, na larga maioria da emissão.

Dois anos depois da saída para a SIC, Cristina esteve de regresso para uma manhã onde se previa haver muita coisa por contar e relembrar, com a nostalgia e emoção como pano de fundo. O Espalha-Factos viu o programa e conta-te tudo sobre o que se passou.

A nostalgia dos 14 anos de Você na TV! com a dupla ao leme

O início foi sereno, a preto e branco, com Goucha a percorrer os corredores do estúdio até ir para o ar, ao mesmo tempo que o ouvíamos a recitar um texto escrito por si, onde descreve a intensidade dos catorze anos em que partilhou o pequeno ecrã com Cristina, “vividos com alegria, entrega, cumplicidade e verdadeira paixão”. Manuel Luís falou ainda da forma como passou a ser visto como “besta” quando, do outro lado, Cristina Ferreira ganhava as audiências durante manhãs consecutivas.

Mas explica que se manteve sempre “inteiro e profissional”, onde falou mais alto uma amizade com a sua parceira de sempre, dado que “o amor que sempre nos uniu vai para além das audiências, da guerra de bastidores” e de toda a “imprensa vampírica que não olha a mentiras para sobreviver.” O discurso foi bonito, sincero, numa emissão que se adivinhava particularmente ansiada por irem ser postos em cima da mesa alguns temas quentes a envolver a transferência, na altura, de Cristina para a SIC.

View this post on Instagram

Juntos. ❤️

A post shared by Cristina Ferreira (@dailycristina) on

Goucha fez logo questão de afastar os fantasmas criados pela imprensa de que tinha cortado relações com Cristina quando esta passou a liderar as manhãs da SIC, marcando pontos junto de um público que se habituou a diabolizar a apresentadora depois de esta ter “abandonado” a TVI e o formato que fazia companhia a muita gente lá em casa.

E foi satisfatório perceber que a amizade ou, como diz Goucha, “o amor” entre os dois não saiu prejudicado. Fazer Televisão devia ser sempre assim. Não é fazer de conta que as audiências não servem para nada ou que pouco significam, porque são, na mais pura das verdades, importantes, e é assim que o mercado se gere, mas a ética e a amizade entre profissionais tem de passar a ser vista para além dos canais onde trabalham, ou dos projetos em que estão inseridos. E Cristina e Goucha são o maior retrato da forma como tem de ser feita a Televisão.

O reencontro de Cristina e Goucha

O tão esperado reencontro deu-se logo no inicio da emissão. A juntar-se à dupla estava um reduzido grupo de figurantes a formar a tradicional plateia do Você na TV!, seis meses depois. A pandemia obrigou a que os programas de televisão deixassem de ter público nos estúdios e o matutino da TVI não foi exceção, até à manhã de hoje, em que pudemos ver algumas caras conhecidas que habitaram, ao longo dos anos, a plateia do programa, para se despedirem de Cristina Ferreira enquanto apresentadora do formato.

O primeiro segmento do programa foi enérgico, divertido e com algumas confidências que desarmam o espectador. Foi especialmente delicioso ver Goucha a criticar abertamente o atual estúdio do Você na TV!, especificamente o andar de cima criado, segundo o apresentador, porque “havia quem quisesse que a Maria Cerqueira Gomes mudasse de roupa várias vezes durante o programa”. Cristina riu-se, atirando que tinham tirado a ideia de algum lado, lembrando O Programa da Cristina, a fazer lembrar uma verdadeira casa.

Esta abertura da dupla em falar dos tempos em que estiveram longe um do outro no pequeno ecrã, Goucha a falar sem restrições sobre as (pobres) estratégias que a TVI arranjou para combater o fenómeno d’ O Programa da Cristina, entre os quais o tal andar de cima que pouco uso recebeu, enquanto Cristina provocava saudavelmente o parceiro. Tudo isto é bom entretenimento e cria aquela sensação de naturalidade e proximidade com o espectador que só a dupla conseguia trazer para as manhãs da TVI.

A audiência só ganha com este tipo de à vontade e ligeireza pois nem tudo tem de ser um mar de derrotas e tristezas. E ver Goucha a admitir que houve muitas coisas em que a TVI, efetivamente, falhou, contribui para que ainda possamos acreditar que, para lá de opiniões políticas pouco unânimes, (cada vez) menos surpreendentes na sua simpatia com a direita, há ainda ali um profissional como poucos o são. Porque Televisão se faz com honestidade e Goucha ainda vai acertando com lucidez nalguns momentos.

Cristina e a sua sinceridade

Depois de ambos se terem praticamente desmontado um ao outro, é como se nunca se tivessem separado. Cristina conhece os cantos à casa, não perdeu o jeito, a máquina mostrou-se bem oleada. Seguiu-se uma peça de João Valentim, o jornalista que trocou a TVI pela SIC, na mesma altura que a apresentadora, mas fez o caminho inverso mais depressa que Cristina. O jornalista andou a conversar com pessoas na rua sobre que memórias guarda o grande público do período de 14 anos em que Goucha e Cristina apresentaram o Você na TV!.

Cristina Ferreira
Fotografia: TVI/D.R.

Quando é para elogiar Cristina, há que o fazer, mesmo que não concordemos com algumas das suas estratégias de comunicação. Na altura de apresentar a peça de Valentim, a apresentadora não fugiu ao assunto a envolver o percurso profissional do jornalista. Na altura, correram imensos rumores de que Valentim tinha batido com a porta, por não se ter adaptado ao estilo de Cristina Ferreira, optando por se refugiar num formato e canal bem já conhecido por si.

A apresentadora abordou o assunto de frente, dizendo que o jornalista não foi feliz na SIC, tal como ela o acabou por não ser, tendo sido uma decisão natural e aceitável. Não se refugiando em lugares-comuns ou falsos moralismos, Cristina saiu por cima da questão, evidenciando que as pessoas mudam e nem todos temos de acabar por ficar felizes com as nossas escolhas pessoais.

Cristina deixou o Você na TV! nas lonas com a saída

Na hora de apresentar o passatempo da manhã, Goucha deixou mais uma alfinetada a Cristina, quando revelou o valor do prémio, que ronda, normalmente, os mil euros por dia. A ex-estrela da SIC queixou-se de que era um valor “muito pobrezinho”, ao que Goucha respondeu: “Quando te foste embora deixaste isto nas lonas.” A desdramatização com que o assunto da saída da Cristina foi encarado só demonstra que ambos são verdadeiros profissionais, habituados, e a querer habituar o público, a estas trocas do mercado televisivo.

O chef Hernâni Ermida juntou-se para fazer uma receita, ele que se manteve fixo no programa ao longo dos anos. A sua aparição também serviu para Goucha brincar e dizer “Olá, Joana Barrios!”, referindo-se à atriz que ganhou outro protagonismo quando começou a aparecer n’O Programa da Cristina, para fazer receitas de cozinha. Cristina aproveitou o momento para oficializar a vinda de Barrios para a TVI, referindo que “a Joana está quase a chegar.” Mais um momento descontraído e particularmente nostálgico, dado que Hernâni fez uma das receitas favoritas de sempre da antiga apresentadora da SIC.

Para aumentar ainda mais este bonito sentimento de viagem no tempo, foram relembrados alguns dos antigos passatempos do Você na TV!, como o Envelope da Sorte ou o Gota Certa, este último que, segundo Cristina, “sempre nos deu problemas.” Rita Pereira entrou em direto, por via chamada telefónica, para fazer duas rondas do Gota Certa, em mais um momento que serviu para nos recordarmos como era o programa do antigamente, ainda com Cristina ao leme do Você na TV!, ao lado de Goucha.

Passou também uma peça com os melhores momentos da dupla no programa, entre danças divertidas, conversas sobre puns, fatiotas extravagantes e muita risota pegada, seja com convidados ou com a plateia, ou simplesmente uma conversa mais perversa e aligeirada. Não há melhor descrição do que foram Cristina e Goucha enquanto dupla e a TVI alimentou bem este sentimento de saudade naqueles que acompanharam o programa até à polémica saída de Cristina para a estação de Carnaxide.

Big Brother e Quintino – os momentos de menor fulgor

O programa perdeu aquele brilho causado pela mistura entre saudade e tristeza que marcou os primeiros segmentos do Você na TV!, quando se focou na mais recente expulsão do Big Brother – A Revolução, o concorrente Rúben Alves, que foi convidado esta manhã.

Compreendo que o formato é uma aposta de Cristina Ferreira, que trouxe de volta Teresa Guilherme, mas hoje era um dia especial e diferente e este enfoque do Big Brother acabou por retirar alguma emoção ao programa. Num dia em que se queria ouvir e rever a dupla, saber o que esta sentiu durante os dois anos em que esteve separada, ver a condução do Você na TV! interrompida por um programa que nem eu, nem muitos portugueses, por sinal, andam a ver, foi um passo atrás numa manhã que seguia imaculada.

Teresa Guilherme e Cristina Ferreira no Big Brother / Fotografia: Instagram
Teresa Guilherme e Cristina Ferreira no Big Brother / Fotografia: Instagram

O convidado seguinte foi Quintino Aires, o psicólogo de serviço do Você na TV!, que esteve fora do ar no último ano. Mesmo que Quintino tenha surgido emocionado com este reencontro, não chega para apagar as inúmeras controvérsias que o psicólogo tem originado ao longo dos anos, em espaços de debate no programa. Entende-se que foi uma figura importante na história do Você na TV!, sendo confidente de Goucha e Cristina, para quem ainda escreve na revista homónima da apresentadora mas, para quem não gosta, foi mais um momento menos positivo da emissão, apesar da felicidade palpável nas expressões dos três com este momento.

A grande conversa entre Cristina e Goucha

Chegou o momento que o grande público esperava. A conversa que se anunciava inédita entre a dupla, sobre o que cada um sentiu em relação à rutura que se originou há dois anos, com a decisão de Cristina partir para uma outra aventura, a SIC. Cristina diz que a TVI é “a casa da família” e que lhe custou muito ter visto Goucha a perder, diariamente, as audiências, enquanto a apresentadora liderava com o seu O Programa da Cristina. Manuel Luís classificou o último ano e meio como tendo sido “muito complicado, onde vivemos momentos complicados.”

Cristina foi, finalmente, certeira ao revelar que saiu da SIC, mesmo tendo tido uma proposta milionária de renovação em que, segundo esta, iria ganhar muito mais do que está agora a auferir na TVI. Foram postos de lado os rumores de que foi simplesmente o salário que a atraiu, calando algumas vozes críticas que a acusaram por, simplesmente, “querer poder.” E explica, mais uma vez, que se sentiu desolada por ver a “casa onde nasceu” a cair, com a sua saída e que não negoceia com ninguém, “eu tomo decisões”, referindo-se ao facto de já não estar mentalmente na SIC quando foi hora de negociar o anunciado contrato milionário com o terceiro canal.

Bastava a isto a Cristina para explicar a sua saída da SIC para a TVI. Aliás, ninguém a incrimina por simplesmente querer mais poder em mãos. Mas o programa, e o discurso, tornam-se cansativos quando a apresentadora começa a bater na mesma tecla, de que “pelo facto de ser mulher, sempre fui colocada no meu lugar”, ou que a “cada lugar que chego, tenho de continuar a provar algo”. Já sabemos, e compreendemos, que Cristina foi injustiçada quando esteve na TVI, e posteriormente na SIC, só pelo simples facto de ser mulher. Prometiam-lhe poder, espaço e tempo de decisão, e tudo isso nunca se concretizava.

Compreendemos a mensagem, de que a mulher tem ainda, infelizmente, muito por que lutar para se igualar ao homem. Mas Cristina já escreveu posts nas redes sociais, já escreveu na revista e já foi entrevistada no Jornal das 8. Hoje, no Você na TV!, era hora de revisitar os tempos em que a dupla foi feliz, olhar para o sentimento dos dois durante este último ano e meio, mas também olhar para o futuro. O que vimos foi ainda uma Cristina muito presa a um discurso centrado em si própria, em torno daquilo que teve de lutar até aqui para chegar a este lugar de poder.

Aliás, Goucha acabou por ser um destaque nesta conversa intimista, ao confidenciar o ambiente que atravessava a TVI enquanto perdia, manhã após manhã, as audiências para O Programa da Cristina. “As pessoas viviam obcecadas com o que tu fazias”, chegou a referir o apresentador, afirmando ainda que nunca se foi abaixo.

Um dos temas mais badalados da imprensa, na altura, foi o convite que Cristina fez a Rui Oliveira, o companheiro de vida de Goucha, para se juntar ao O Programa da Cristina. Goucha confessou que o amor que nutria por Cristina acabou por ficar “um pouco estilhaçado” com este tema, apesar da história ter saído para as revistas “muito mal contada”. Perto do fim, no meio de risos, Goucha confessa: “Ai, quem me dera ter deixado ir o Rui, assim um de nós ganhava as audiências.”

Toda esta novela promete ser melhor contada e explicada noutro dia, mas a amizade segue firme e vital. Feito o balanço das aventuras profissionais de cada um, Cristina anunciou que o seu novo programa, Dia de Cristina, estreará na próxima quarta-feira (23), um formato que “marcará a televisão portuguesa”. A expectativa está em alta e não nos podemos esquecer de que estamos a falar de Cristina Ferreira. Um programa a não perder, nem que seja para ver se Cristina será bem sucedida na transição da SIC para a TVI.

Dia de Cristina
Fotografia: Reprodução / TVI

O tempo urge e Cristina começa a perder espaço para dizer que estas não foram as suas escolhas para a programação do canal. Resta acreditar, por enquanto, no que diz a apresentadora, quando esta aponta a meta final para janeiro. O embate das audiências não se avizinha fácil, ainda para mais quando existe ainda uma grande parte do público que se sente “traído” com esta última movimentação da apresentadora para a TVI.

Não foi tão bonito de se ver quando invocou o nome de Carlos Ribeiro, contratado há dois meses para integrar o rol de apresentadores do Somos Portugal, para justificar que há caras que não têm, nos dias de hoje, espaço nos formatos da TVI. Há assuntos que se conduzem em privado e não em praça pública, e este é um deles. Cristina encerrou o programa dizendo que “só mudei uma vez. E agora estou onde nasci. A TVI vai ganhar, não tenho dúvidas.” É esperar para ver. Já sabemos que Cristina é capaz, agora é perceber se consegue repetir o feito.

Uma manhã emocional

O programa foi nostálgico, bonito de se ver e é incontestável que Cristina é a melhor naquilo que faz. A química com Manuel Luís Goucha está lá, e ficou prometida a reedição da dupla noutros formatos, no futuro. A televisão ganha com isso, porque há poucos como os dois a fazer televisão. Os apresentadores despediram-se do Você na TV! com uma lágrima no canto do olho, e muita gente lá em casa partilhou, de certeza, da mesma emoção.

Foi quase tudo positivo, certeiro e com sentimento. As audiências são importantes no futuro de um canal, mas Goucha e Cristina demonstraram hoje que a Televisão ainda é feita de pessoas com sentimentos, honestas e abertas à critica. O futuro é animador, não só para a TVI, mas também para a SIC e RTP1. Esta guerra que agora se instalou é propícia a que exista um aumento de qualidade nos produtos oferecidos ao público, e todos nós ganhamos com isto.

View this post on Instagram

O adeus. ❤️

A post shared by Cristina Ferreira (@dailycristina) on

Amanhã (22), Goucha estará sozinho a apresentar um programa durante a manhã na TVI. Resta saber em que formato, não se percebendo ainda se o Você na TV! está para continuar, liderado a solo pelo apresentador. A mim resta-me despedir de um formato apresentado por uma dupla que acompanhou algumas das minhas manhãs, quando era mais novo, ao longo dos últimos quase dezassete anos de programa. Obrigado, Goucha, Cristina, e ao Você na TV!. O futuro é incerto, mas risonho.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Wonder Girl
Wonder Girl. Próxima superheroína da CW vai ser brasileira