Listen
Fotografia: Divulgação

‘Listen’. Filme de Ana Rocha de Sousa chega às salas de cinema em outubro

Listen, a primeira longa-metragem de Ana Rocha de Sousa, eleita uma das grandes vencedoras no Festival de Cinema de Veneza, em Itália – onde arrecadou dois galardões –  vai chegar dia 22 de outubro às salas de cinema portuguesas.

A obra aborda questões sociais, como a emigração, adopção, a salvaguarda das crianças e dos seus interesses nesses contextos e as fragilidades do sistema social do Reino Unido.O drama familiar é inspirado em factos reais e acompanha a história de uma família portuguesa emigrada no Reino Unido, a quem os serviços sociais lhe retiram os três filhos menores por suspeita de maus tratos.

Ana Rocha de Sousa inspirou-se em alguns casos de emigrantes dos quais tomou conhecimento durante a sua permanência na capital britânica e enquanto estudava na London Film School em 2013, para a realização e escrita do filme, que começou a escrever em 2016.

As filmagens de Listen decorreram nos arredores de Londres, onde contracenaram atores nacionais e ingleses. Lúcia Moniz assume o protagonismo da produção luso-britânica produzida pela Bando à Parte, que chega agora ao público, distribuído por várias salas de cinema do nosso país. Ao lado da protagonista está António Capelo, Kiran Sonia Sawar, Kem Croft, Jay Lycurgo e Ângela Pinto.

Listen é a primeira longa-metragem de Ana Rocha de Sousa, de 41 anos, que ficou conhecida como actriz pela sua participação na série Morangos Com Açúcar, tendo também passado por outros projetos como RiscosA Raia dos Medos e Jura.

Ana Rocha de Sousa já realizou algumas curtas-metragens, como Minha Alma and You e Laundriness, que passaram por Cannes. Produziu ainda outros documentários e vídeos de música, mas também apresentou algumas exposições de pintura, resultado da licenciatura que tirou em 2007 na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Também, paralelamente aos prémios enunciados, o filme conquistou o prémio Sorriso Diverso Venezia’, pela sua abordagem às questões sociais, e o ‘Bisato d’Oro de Melhor Realização’.

Lê também: 28ª edição de Festival Curtas Vila de Conde espalha-se pelo país

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Audiências
Audiências. ‘Casa Feliz’ e ‘Você na TV!’ separados por 500 telespectadores