O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Curtas vila do conde
Fotografia: Facebook/Curtas Vila do Conde International Film Festival

28.ª edição do Curtas Vila do Conde espalha-se pelo país

O festival Curtas Vila do Conde vai levar cinema a vários pontos do país. A 28.ª edição do evento realiza-se de 3 a 11 de outubro e tem agora a programação completa definida. A descentralização do evento da cidade nortenha é uma das novidades.

Para além do Teatro de Vila do Conde, há mais três locais a receberem sessões cinematográficas. O Cinema Trindade no Porto, o Cinema Ideal em Lisboa e o no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude em Faro. 261 filmes vão exibidos dos quais 150 dos filmes selecionados vão ser disponibilizados por via streaming, pago.

Em declarações ao jornal Público, os organizadores explicaram a aposta na diversificação das cidades que recebem a apresentação dos filmes. “Apostar no cinema português e em levá-lo mais perto dos espectadores, e recorrer também às virtualidades do online são as inovações, neste contexto de pandemia da covid-19, do Curtas Vila do Conde”, referem os responsáveis.

O festival de cinema Curtas Vila do Conde vai ter 48 filmes em estreia nacional, na seleção oficial para a competição internacional e experimental. Casa de Antiguidades de João Paulo Miranda Maria é o filme de abertura da 28.ª edição do Curtas Vila do Conde. Segundo a página oficial de Facebook do festival, trata-se da antestreia nacional da película. O realizador vai estar presente para apresentar a sua longa-metragem e vai participar numa conversa a decorrer no segundo dia do evento no lounge do Teatro Municipal de Vila do Conde.

A nível nacional, O Recado de Fonseca e Costa e a competição nacional como destaques

Valter Hugo Mãe
Valter Hugo Mãe é uma das personagens de O Sentido da Vida

A projeção de uma primeira versão de O Sentido da Vida, de Miguel Gonçalves Mendes também é um dos destaques da edição.  O realizador de José e Pilar demorou 5 anos de rodagens para o novo filme, que percorre quatro continentes, habitados por sete personagens-arquétipos de diferentes regiões do mundo. O Sentido da Vida conta com participações de Marina Silva, Dilma Roussef, Valter Hugo Mãe, Julian Assange entre outros, e vai ser apresentado, numa primeira versão na secção Da Curta à Longa.

No Cinema Revisitado, vai ser mostrada a cópia restaurada O Recado, a primeira longa metragem de José Fonseca e Costa. O filme que ousou mostrar o pior da PIDE quatro anos antes do 25 de abril, são alguns dos destaques nacionais.

Nesta edição, há 17 filmes a concurso, que é dos pontos mais fortes do Curtas, a competição nacional. “A programação desenvolveu-se com algumas vantagens. A nacional e internacional serão, se não a mais forte, duas das mais fortes nos últimos anos. Com mais tempo, surgiram mais filmes“, explica o diretor do Festival de Curtas, Nuno Rodrigues. O Salto de Nuno Baltazar, Nha Mila de Denise Fernandes ou Amour de Sandro Aguilar participam na competição nacional.

A secção Stereo vai ter apenas artistas nacional. Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e Pedro Maia. Segundo o site oficial do Curtas Vila do Conde, os dois apresentam o mais recente projeto, Guanche. Maia e Furtado apresentam uma primeira abordagem artística à longa-metragem no formato cine-concerto composto por partes da montagem do filme.

Internacional: Isaki Lacuesta e Godard em destaque

Festival
Isaki Lacuesta é o artista em destaque (Fotografia: Festival Curtas Vila do Conde)

O artista em destaque no Festival é o espanhol Isaki Lacuesta, com quatro obras e uma exposição dedicados. “Cineasta, produtor, cenógrafo, ensaísta, escritor e curador, Isaki Lacuesta é um dos mais interessantes e destacados artistas espanhóis da atualidade. Com mais de uma mão cheia de filmes e documentários para TV, a sua obra tem vindo a ser mostrada um pouco por todo o mundo, em espaços tão referenciais como o MOMA, a National Gallery em Washington ou o Centro Pompidou em Paris”, justifica a página oficial da Web do evento.

Na competição internacional, pontuam obras como Mi Piel, Luminosa, de Nicolás Pereda e Gabino Rodríguez, Nina, de Hristo Simeonov, e Stump The Guesser, de Guy Maddin. Já a secção competitiva experimental traz trabalhos de Lúcia Prancha, Ben Russell ou Salomé Lamas.

Já na secção não competitiva da iniciativa, o ciclo New Voices, é dedicado a três jovens realizadoras. Ana Maria Gomes, a panamiana Ana Elena Tejera, que rodou um filme entre o Panamá e as Caxinas, em Vila do Conde, e Elena López Riera, que venceu um prémio no Curtas de 2019.

No programa do Cinema Revisitado, este ano há ainda uma reflexão sobre a produção do cineasta francês Jean-Luc Godard. A efeméride dos 100 anos de One Week, de Buster Keaton, também vai ser evocada.

O 28.º Curtas Vila do Conde tem o apoio do programa MEDIA/Europa Criativa, da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival.

Lê também: Podcast. O sucesso de ‘After’: A toxicidade vende?