Tik Tok EUA
Hayoung Jeon/EPA

Shorts. Novo concorrente do TikTok é obra do YouTube

Numa altura em que o TikTok vive momentos de tensão nos EUA, o YouTube lança uma app que o quer substituir – o Shorts. A plataforma, que tal como o seu concorrente se foca em vídeos de curta duração, terá a sua versão beta lançada na Índia.

Apesar de a Oracle ter avançado com uma oferta para o TikTok, que por enquanto se prevê vencedora, esta compra ainda não é certa. Assim, o YouTube não se deixou ficar para trás, anunciando o Shorts, uma app que era alvo de rumores já há alguns meses.

Segundo a descrição oficial no blog da empresa, o Shorts “é uma nova experiência vídeo para criadores e artistas que querem capturar vídeos, usando apenas os seus smartphones”. Esta nova função será incluída no próprio YouTube e os vídeos vão aparecer numa secção dedicada, mas dentro da página inicial.

O funcionamento desta nova app assemelha-se ao TikTok, e também ao Reels, do Instagram, na medida em que as pessoas poderão gravar e enviar vídeos até 15 segundos. Além disso, estes clips oferecem controlos de velocidade, um cronómetro para gravação com as mãos livres e a possibilidade de gravar por takes.

A criatividade dos utilizadores aumenta ainda com a possibilidade de adicionar música ao short. Aliás, um dos trunfos da app será, tal como menciona a empresa, que a recolha do som pode ser feita através “de uma grande biblioteca de canções que continuará a crescer”. Ao que tudo indica, o sistema de distribuição dos clips também será feito com base nos interesses de cada pessoa, da mesma forma que o Youtube faz quando mostra vídeos ou histórias de canais que nos possam interessar.

A versão beta de Shorts

Uma vez que o TikTok já tem uma grande adesão e o Reels está cada vez mais popular, o YouTube decidiu lançar, inicialmente, uma versão beta da app. Esta versão, que será disponibilizada nos próximos dias, tem início na Índia e servirá para avaliar o sucesso do Shorts.

Embora não haja uma data para o lançamento global da nova plataforma, o objetivo é adicionar mais recursos e expandir para mais países nos próximos meses. Por enquanto, a empresa recomenda aos utilizadores da Índia que enviem vídeos verticais, com menos de 60 segundos de duração, e que usem a hashtag #Shorts no título ou na descrição.

Apesar de o TikTok acumular cerca de 500 milhões de utilizadores, o YouTube, que existe há mais de 15 anos, garante que dois mil milhões de pessoas acedem à sua plataforma todos os meses.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
André Filipe
Mais uma saída: André Filipe expulso do ‘Big Brother: A Revolução’