cinemateca

Cinemateca Portuguesa dirige projeto europeu de educação fílmica

A instituição estará encarregue da coordenação do CinEd nos próximos dois anos, num consórcio com mais sete países.

O projeto de educação fílmica CinEd, da União Europeia, que visa “promover a descoberta do cinema europeu” entre os jovens dos seis aos 18 anos de idade, será dirigido pela Cinemateca Portuguesa, até 2022.

A instituição pública dedicada à arte cinematográfica, que terá um apoio financeiro do programa Europa Relativa para a coordenação do projeto, anunciou a aceitação da candidatura esta terça-feira (15).

O CinEd consistirá num trabalho de colaboração entre Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Bulgária, República Checa e Croácia (oito países), juntamente com instituições de ensino e docentes, face à juventude do público-alvo do plano educativo.

A Cinemateca Portuguesa revelou que a execução desse projeto europeu orça-se em, aproximadamente, um milhão de euros. O programa Europa Relativa, que apoia a criação de um catálogo de obras europeias e respetivos materiais pedagógicos, financiará 70% e parceiros envolvidos assumem os restantes 30%.

“Nesta fase, integra ainda como parceiros portugueses a Associação Os Filhos de Lumière e a empresa MOG Technologies SA, enquanto parceiro tecnológico”, adiantou a Cinemateca Portuguesa, em comunicado.

O projeto educativo cinematográfico, agora ao encargo da Cinemateca Portuguesa, foi criado em 2015, no âmbito da União Europeia, e a liderança deste consórcio pertenceu, desde então, ao Institut Français.

Ao longo de cinco anos de existência do CinEd, realizaram-se cerca de 1 400 projecções de cinema, que foram assistidas por mais de 62 mil alunos, além de 233 ações de formação destinadas a professores.

Esses programas podem ser especialmente interessantes para alunos que estão a estudar cinema. Isso inspira um trabalho frutífero, mas como em tudo, não podes fazer isso sem ajuda adicional. É necessário traçar um cronograma e segui-lo, para evitar que te percas entre os vários projetos.

Uma boa programação pode ajudar o aluno a não ficar sobrecarregado de trabalho e a saber claramente o que fazer a seguir. Se algum problema acontecer de qualquer maneira, o aluno sempre pode usar a ajuda dos serviços de redação que você encontra nesta lista na Top Writers Review, que os serviços não permitiriam se afogar em uma quantidade excessiva de papelada.

Também a Fundação de Serralves vai tornar-se membro de um projeto de educação fílmica, designado Cinemini Europe, cuja coordenação estará a cargo da Cinemateca da Alemanha.

Lê também: ‘Listen’. Filme de realizadora portuguesa premiado em Veneza

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.