cinemateca

Cinemateca Portuguesa dirige projeto europeu de educação fílmica

A instituição estará encarregue da coordenação do CinEd nos próximos dois anos, num consórcio com mais sete países.

O projeto de educação fílmica CinEd, da União Europeia, que visa “promover a descoberta do cinema europeu” entre os jovens dos seis aos 18 anos de idade, será dirigido pela Cinemateca Portuguesa, até 2022.

A instituição pública dedicada à arte cinematográfica, que terá um apoio financeiro do programa Europa Relativa para a coordenação do projeto, anunciou a aceitação da candidatura esta terça-feira (15).

O CinEd consistirá num trabalho de colaboração entre Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Bulgária, República Checa e Croácia (oito países), juntamente com instituições de ensino e docentes, face à juventude do público-alvo do plano educativo.

A Cinemateca Portuguesa revelou que a execução desse projeto europeu orça-se em, aproximadamente, um milhão de euros. O programa Europa Relativa, que apoia a criação de um catálogo de obras europeias e respetivos materiais pedagógicos, financiará 70% e parceiros envolvidos assumem os restantes 30%.

“Nesta fase, integra ainda como parceiros portugueses a Associação Os Filhos de Lumière e a empresa MOG Technologies SA, enquanto parceiro tecnológico”, adiantou a Cinemateca Portuguesa, em comunicado.

O projeto educativo cinematográfico, agora ao encargo da Cinemateca Portuguesa, foi criado em 2015, no âmbito da União Europeia, e a liderança deste consórcio pertenceu, desde então, ao Institut Français.

Ao longo de cinco anos de existência do CinEd, realizaram-se cerca de 1 400 projecções de cinema, que foram assistidas por mais de 62 mil alunos, além de 233 ações de formação destinadas a professores.

Também a Fundação de Serralves vai tornar-se membro de um projeto de educação fílmica, designado Cinemini Europe, cuja coordenação estará a cargo da Cinemateca da Alemanha.

Lê também: ‘Listen’. Filme de realizadora portuguesa premiado em Veneza

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Maria Joao Bastos na sic
Maria João Bastos de regresso à SIC como vilã