'Mata' venceu o prémio de Melhor Curta Nacional do MOTELX ’20
MOTELX ’20/ Divulgação

MOTELX ’20. ‘Mata’ e ‘Pelican Blood’ são os grandes vencedores deste ano

Os filmes vencedores das duas secções competitivas do MOTELX ’20, a decorrer no Cinema São Jorge até segunda-feira (14) já são conhecidos. Mata, de Fábio Rebelo, foi a produção escolhida para vencer o prémio de Melhor Curta de Terror Portuguesa/ Méliès d’argent, enquanto Pelican Blood, realizado por Katrin Gebbe, ganhou o galardão de Melhor Longa de Terror Europeia de 2020/Méliès d’argent.

Mata dá-nos a conhecer a história de um casal perdido numa floresta cujo reencontro traz consequências aterradoras. O júri que atribuiu o prémio, composto por Pandora da Cunha Telles, João Pedro Rodrigues e Margarida Vila-Nova, referiu que este é “um filme sólido que joga com o imaginário da literatura fantástica, mergulhando num espaço onde enfrentamos os nossos pequenos medos.” Apesar de a produção ser curta, o júri conclui que “revela a promessa de um jovem realizador”.

Para além de premiar Mata, o júri decidiu também atribuir uma Menção Especial à curta A Grande Paródia, realizada por André Carvalho. Os membros do painel de jurados justificam a escolha por este ser um “filme visceral”, que retrata a história de um realizador que adormece enquanto vê televisão e sonha vender a alma a troco de fama e glória. O júri confessou ter ficado surpreendido “pela sua brutalidade” e “pela coragem tocante, no limite da castração e da auto-representação.”

O prémio de Melhor Curta de Terror Portuguesa, atribuído pelo MOTELX, tem o valor de cinco mil euros e é, atualmente, o maior prémio para curtas-metragens em Portugal. Esta distinção foi criada em 2009, num Festival onde foram já exibidos mais de uma centena de filmes de terror portugueses, cumprindo a fasquia colocada pela própria organização do MOTELX, incentivar à produção nacional de cinema de terror. Com esta vitória, Mata fica automaticamente seleccionada para o Prémio Méliès d’or, que será atribuído pela Méliès International Festivals Federation em outubro no Festival de Sitges, em Espanha.

'Pelican Blood' venceu o Prémio de Melhor Longa-Metragem Europeia do MOTELX ’20.
MOTELX ’20/ Divulgação

Em relação às longas-metragens, como referido, Pelican Blood, de Katrin Gebbe, foi a grande vencedora do prémio Melhor Longa de Terror Europeia do ano, numa edição recordista do Festival, quanto ao número de filmes feitos por mulheres. Esta é a segunda produção da realizadora alemã, sendo uma co-produção da Alemanha e Bulgária, e explora a agonia de uma mãe que adopta uma criança que vem a revelar comportamentos perturbadores.

Quanto a este galardão, o júri composto por Pedro Mexia, Filipe Homem Fonseca e Carla Galvão descreveu esta escolha como “unânime”, aplaudindo “um filme que instala uma tensão permanente, um filme sobre o instinto maternal e a saúde mental, sobre a perda e o sacrifício, sobre o mal como protecção, um mal reeducável, que faz apelo à coragem e à perseverança, contra toda a lógica e toda a esperança.”

A atribuição deste prémio iniciou-se em 2016, sendo que teve este ano sete filmes a concurso, com uma diversidade elogiada pelo júri: “diversidade geográfica, diversidade de género (três filmes realizados por mulheres e várias histórias em que as mulheres não são apenas vítimas, mas protagonistas fortes, voluntaristas), diversidade de estilos e sub-géneros, e diversidade no diálogo com o cinema contemporâneo (com os labirintos de David Lynch, com o “Canino” de Yorgos Lanthimos, com os “Alien”).” 

Como acontece com Mata, esta vitória de Pelican Blood faz com que o filme esteja automaticamente nomeado para o Prémio Méliès d’or, tendo sucedido ao russo Why Don’t You Just Die!, de Kirill Sokolov, o vencedor do prémio no ano anterior.

A organização do MOTELX ’20 aproveitou para lembrar o facto de este estar a ser um “ano atípico e desafiante”, ainda para mais com as medidas reforçadas de segurança que precisaram de ser implementadas. Contudo, a organização refere que “o público voltou a regressar em força ao Festival numa edição que superou expectativas e que contou com mais de 20 sessões esgotadas.”

Recorde-se que a 14.ª edição do MOTELX encerra esta segunda-feira (14), no Cinema São Jorge, num dia em que o público poderá rever Pelican Blood e outros títulos que também passaram nos dias anteriores, para além de novidades como o documentário Screem, Queen! My Nightmare on Elm Street, e o já clássico Get Out, de Jordan Peele, pertencente à secção Pesadelo Americano: O Racismo e o Cinema de Terror.

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