motelx

MOTELX ’20: Como as personagens secundárias dão vida a ‘First Love’

Takashi Miike é um dos mais conhecidos nomes do terror japonês e é presença assídua no MOTELX desde 2007 – o filme Imprint, do realizador, abriu a primeira edição do festival. AuditionIchi the Killer13 Assassins são alguns dos títulos pelo qual Miike é conhecido, entre uma lista de mais de 100 filmes que realizou ao longo da carreira. First Love, o mais recente filme do mestre do terror japonês, foi apresentado no MOTELX no passado dia 9 de setembro e, no dia seguinte, o festival organizou uma conversa com o realizador, em live streaming.

Programado na secção Serviço de Quarto, o filme, de título original Hatsukoi, será distribuído em Portugal pela Cinema BOLD, a curadora que pretende “o alargamento do mercado, com a recuperação de audiências mais jovens”.

First Love sai da rota puramente aterrorizante dos filmes a que Takashi Miike já nos habituou, sendo um thriller cómico com uma pitada de romance – faz uma viagem por vários géneros cinematográficos, indo até ao cinema de ilustração (uma forma de contornar o budget limitado, contou no MOTELX) e com uma das cenas que arrancou mais gargalhadas em todo o festival.

Leo (Masataka Kubota) é um pugilista que recebe a notícia de que um tumor cerebral deixa-lhe com poucos meses para viver. Paralelamente, a rivalidade entre os Yakuza, um grupo japonês de crime organizado, e uma gangue chinesa é agravada quando as suspeitas de um infiltrado e um detetive corrupto começam a ser desvendadas. Tráfico de droga, prostituição e toxicodependência são temas comuns entre as duas gangues, que são as responsáveis pelo encontro entre Leo Monica, prostituta sob as garras da gangue Yakuza mantida em cativeiro para pagar as dívidas do pai abusivo, e pelo florescimento deste “primeiro amor”. Takashi Miike explica que “a Yakuza não existe no sentido tradicional de outrora e também é muito difícil fazer um filme sobre isso. O público já não pede por um filme violento da Yakuza. Há várias personagens violentas da Yakuza que cometem crimes e fazem coisas terríveis, enquanto vivem a sua vida normal. Quis usar isso como contexto, como algo que contrastasse com a outra história, que é a de duas pessoas que se conhecem no meio de todo este caos.”

motelx
Yakuza em First Love | Fonte: Cinema Bold

O quebra-cabeças que é o filme vai se completando com as personagens que os rodeiam, desde Julie e Yasu, o casal responsável por manter Monica trancada, e o psicótico e hilariante Kase (Shota Sometani), que entre ataques de raiva e de êxtase, pretende fugir com a droga que era suposto transportar, ultrapassando rapidamente os obstáculos e matando quem for preciso para conseguir escapar. O detetive Otomo é parceiro de Kase nesta empreitada, e é ele o grande responsável pelo encontro entre o casal principal – a caminho do encontro com Kase, Monica, entorpecida, tem uma visão do pai e começa a fugir. Leo, ao pensar que esta estava a ser raptada pelo detetive, dá-lhe um murro que o deixa efetivamente K.O e acaba por fugir com a jovem. A partir daí, a dupla torna-se inseparável, ficando juntos desde os momentos mais superadores aos mais perigosos, vendo-se no meio do combate entre as gangues rivais.

Lê também – MOTELX ’20: ‘Saint Maud’ entre os destaques do terror no feminino

Apesar do destaque principal para Leo Monica que dão razão ao título do filme, First Love mostra-nos a importância das personagens secundárias. Na masterclass online com Takashi Miike, o realizador sublinhou a importância dos “vilões”: “Cada um dos vilões é obrigado a agir na trama e esse é mesmo o objetivo da história. Eles são a razão pela qual as personagens principais existem. Se qualquer um destes supostos vilões não existissem, Leo e Monica nunca se conheceriam e a história de amor nunca iria acontecer. Mesmo as pessoas consideradas malvadas numa sociedade são necessárias para a vida de outros, e esse é o conceito principal de First Love“.

O filme termina com uma guerra intensa e cómica ao ponto de arrancar gargalhadas dos espectadores, desde cabeças cortadas e sangue jorrado exageradamente, braços cortados, um telefonema hilariante a denunciar um erro no diagnóstico de Leo, que afinal não tem um tumor, um Kase completamente enlouquecido com a droga que lhe entrou pelo ferimento de uma bala e um único sobrevivente da gangue Yakuza, que fecha o terceiro ato do filme com uma perseguição policial interminável. Em First Love, vemos Leo Monica uma última vez juntos – o encontro mais improvável do cinema culmina, novamente, num final feliz.

 

 

motelx
7

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Cláudio Ramos, Cristina Ferreira, Maria Botelho Moniz e Manuel Luis Goucha
Entre sonhos e desejos antigos, o daytime da TVI renasce a 4 de janeiro