Listen

‘Listen’. Filme de realizadora portuguesa premiado em Veneza

Filme português recebeu o prémio Bisato d'Oro de melhor realização

O filme Listen, de Ana Rocha de Sousa, foi o vencedor de quatro prémios na 77.ª edição do Festival de Veneza. O filme venceu o prémio ‘Leão de Futuro’, no valor de 84,4 mil euros, e o prémio especial do júri ‘Horizontes’.

A 77.ª edição do Festival de Veneza terminou sábado, dia 12. Para além destes prémios, Listen venceu também o Bisato d’Oro de melhor realização e o Sorriso Diverso Venezia, pela “abordagem às questões sociais”. Estes dois galardões foram atribuídos por um júri independente, paralelo ao Festival. Para além de Listen, o filme Tee Shift, de Laura Carreira também estava na corrida.

O produtor português Rodrigo Areias confidenciou à agência Lusa que é “absolutamente incrível e fora do normal” a entrega de quatro prémios ao filme de Ana Rocha de Sousa. Listen estreia nos cinemas portugueses em 2021.

A realidade dos emigrantes

Esta é a primeira longa-metragem de Ana Rocha de Sousa. Neste filme, é retratado o quotidiano de uma família portuguesa, emigrada no Reino Unido. Após suspeitas de maus tratos, os serviços sociais retiram os três filhos menores à família.

Este drama familiar, que tem como protagonistas Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles, “Não é de todo um filme contra ninguém em específico, mas pretende levantar questões. Se não haverá outras formas de salvaguardar o superior interesse destas crianças e destas famílias para lá da adoção. A grande dificuldade do tema são algumas definições demasiado subjetivas em termos legais que tornam o sistema social muito falível” nas palavras da realizadora. Listen foi filmado nos arredores de Londres e conta com elenco português e inglês.

Ana Rocha de Sousa estudou em Lisboa, na Faculdade de Belas Artes. Emigrou para Londres, onde estudou cinema. Apesar de este ser o seu primeiro filme, a realizadora de 41 anos já participou em Morangos com Açúcar e Riscos.

A realizadora confessou que a realidade retratada em Listen foi inspirada nos anos em que estudou em Londres. Em relação ao filme, Ana Rocha de Sousa revelou que “estar em Veneza trouxe muita visibilidade ao filme. Existirá um ‘antes de Veneza’ e um ‘depois de Veneza’. Sou absolutamente grata ao facto de Veneza ter coragem de seguir e, de uma forma adaptada e nova, não deixar cair as coisas“.

O filme de Ana Rocha de Sousa  não é o primeiro filme português a chegar a Veneza. O ano passado, Tiago Guedes venceu o prémio Bisato d’Oro com o filme A Herdade.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
tweetstorms
Twitter e Zoom analisam casos de racismo devido a algoritmo