Inês Lopes Gonçalves substitui Filomena Cautela
Fotografia: RTP / Divulgação

Escolhida a sucessora de Filomena Cautela no ‘5 Para a Meia-Noite’

A nova temporada continua sem data de estreia.

O Espalha-Factos sabe que Inês Lopes Gonçalves é a nova anfitriã do 5 Para a Meia-Noite, programa anteriormente apresentado por Filomena Cautela.

A RTP1 vai revelar mais detalhes sobre esta novidade, assim como a nova programação do canal, numa conferência de imprensa marcada para esta quinta-feira (10). De acordo com elementos ligados à produção do late night-show do canal público, Inês já se encontra a gravar alguns vídeos promocionais da próxima temporada. A RTP não fez, até ao momento, qualquer comentário sobre esta informação.

De recordar que Filomena abandonou o formato do 5 no fim de junho, mas continua a trabalhar no Primeiro Canal, onde apresenta a nova edição de Quem Quer Ser Milionário e co-apresenta, ao lado de Vasco Palmeirim, a segunda temporada de I Love Portugal.

A antiga apresentadora do 5, na hora de saída, explicou que saiu da condução do formato porque, se continuasse, “ia transformar o programa numa coisa que ele não é“. Sublinhou ainda que “isto não é o programa da Mena, isto é o 5 para a meia-noite e, por isso, tinha de sair“. Na despedida, a anfitriã do late-show reassaltou o facto de o programa ser “ o maior lugar de liberdade da televisão portuguesa” e deixou agradecimentos às várias equipas que a acompanharam.

Depois de anunciada a decisão da apresentadora, surgiram algumas dúvidas quanto ao futuro do late-show, que já conta com 11 anos de exibição na grelha do canal público. José Fragoso, diretor de programas da RTP1, fez questão, logo no mês de junho, de dissipar quaisquer rumores que andassem a circular face a um possível fim do 5 Para a Meia-Noite. “O 5 é uma marca da RTP muito forte e já teve muitos apresentadores. Em boa verdade, é uma escola de apresentadores, e o programa vai continuar a seguir o seu caminho“, esclareceu o diretor, em declarações à revista Nova Gente.

Vários foram os nomes apontados pela imprensa para suceder a Filomena Cautela, entre eles o humorista Bruno Nogueira. Os rumores acabaram também por se revelar falsos, após Bruno se ter tornado numa das principais contratações da SIC, em julho. Desfeitas as dúvidas, o 5 Para a Meia-Noite voltará ao pequeno ecrã para uma nova temporada, desta vez apresentado por Inês Lopes Gonçalves, que já era a sidekick de Filomena Cautela em edições anteriores.

Resta saber se o programa continuará a ser exibido em formato semanal e se não terá Inês, ela própria, uma co-anfitriã nesta sua nova aventura profissional. O 5 Para a Meia-Noite estreou em 2009 na RTP2. Já na altura Filomena Cautela fazia parte do leque de apresentadores, que abandonou em 2011 para regressar em 2015, quando o programa já era exibido na RTP1. Desde 2016 passou a apresentar o formato em conta própria, num modelo semanal que partilhou com Inês Lopes Gonçalves.

Ao longo de várias temporadas, o programa – que foi diário entre 2009 e 2016 – já foi conduzido por nomes como Fernando Alvim, Nilton, Pedro Fernandes, Luís Filipe Borges, Carla Vasconcelos, Luísa Barbosa, Zé Pedro Vasconcelos Nuno Markl.

Mais Artigos
wes anderson
Novo filme de Wes Anderson chega em 2021