Emmys 2020
Fotografia: Lux24 / DR

Emmys. Academia de televisão apresenta queixa por uso indevido da estatueta

Imagem foi utilizada para enaltecer os países que se recusaram a confinar ou a minimizar a pandemia de Covid-19.

A National Academy of  Television, Arts & Sciences (NATAS) está a processar a Multimedia System Design por uso indevido de propriedade intelectual dos Emmys. Em causa está uma imagem da estatueta dos Emmys a segurar o vírus SARS-CoV-2 para promover os Crony Awards, avança o Hollywood Reporter.

Com o objetivo de homenagear os países que se recusaram a tomar medidas em relação à pandemia de Covid-19, Jason Goodman criou os Crony Awards através da Crowdsource the Truth (da Multimedia System Design), uma plataforma de “verificação de factos” associada a teorias da conspiração.

De acordo com a denúncia, “por volta de 12 de junho de 2020, duas semanas antes do Daytime Emmy Awards Show ir para o ar na CBS, o réu [Goodman] postou [a imagem] do seu próprio programa de premiação — intitulado ‘Crony Awards’ — no YouTube e em outras plataformas”. 

A imagem abaixo, que está a ser alvo de queixas, foi considerada como “uma violação ‘grosseira’ de marca registada” “além de desrespeitosa”, lê-se na queixa.

Estatueta dos Emmys usada para promover Crony Awards
Fonte: HollywoodReporter

A NATAS procura agora impedir o o réu de usar a imagem. Em causa está a violação de direitos de autor, violação de marcas registadas, concorrência desleal e difamação.

Jason Goodman opôs-se à remoção da imagem, alegando que o uso da estatueta não passou de uma brincadeira. A NATAS contestou esta paródia, e a luta atingiu as redes sociais, onde a Crowdsource the Truth acusou Adam Sharp, presidente da NATAS, de ser um “agente político” e de usar o processo de remoção da imagem para abafar a competição com notícias reais. De acordo acordo com a denúncia, Godman também é responsável por vídeos no YouTube que alegam que a carreira de Sharp é produto de “nepotismo, corrupção e campanhas de propaganda lideradas pela CIA“.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Tatiana Maslany em Orphan Black
‘She-Hulk’: Tatiana Maslany vai protagonizar série da Marvel