Netflix streaming
Fotografia: Pixabay

Ministério da Cultura reuniu com Netflix para discutir investimentos em Portugal

A reunião foi realizada no âmbito do trabalho da plataforma em Portugal.

Os responsáveis do Ministério da Cultura receberam esta semana representantes da Netflix e da Vancouver Media. A reunião contou com a ministra Graça Fonseca, e o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva.

La Casa de Papel, que está a ser gravada em Portugal, é a primeira produção internacional da espanhola Vancouver Media para a Netflix, no país.A reunião assinalou o trabalho desenvolvido pela plataforma” no país, “nomeadamente, as rodagens da série La Casa de Papel, que decorrem neste momento na região de Lisboa“, refere o comunicado.

O gabinete da ministra Graça Fonseca destacou o facto da produção da série resultar “da colaboração com este Ministério [da Cultura], que tem procurado articular a atividade de empresas (…) com os interesses dos profissionais e entidades do setor do cinema e do audiovisual “.

Possíveis produções à vista

“Depois do Concurso de Escrita e Desenvolvimento de Argumento Netflix – ICA, que atribuiu 10 prémios a projetos de ficção e documentário”, a Netflix pode vir a avaliar um ou mais projetos futuros com produção em Portugal. A entidade governadora referiu ainda que as rodagens desta semana da série espanhola, tal como a reunião entre o Ministério da Cultura e a produtora, sinalizam a vontade da Netflix estreitar as relações com Portugal, podendo levar à propagação do catálogo português dentro da plataforma. 

O elenco de La Casa de Papel tem gravado cenas em Portugal. (Fotografia: Divulgação / Netflix)

Esta semana decorreu também a audição de profissionais do cinema e do audiovisual na Comissão Parlamentar de Cultura e Comunicação. Na audição alertou-se para a prevista isenção de taxas a aplicar aos operadores dos serviços audiovisuais, situação que ocorre em outros países do mundo. A medida consta da proposta de lei que transpõe a diretiva europeia para o setor, em fase de discussão na especialidade no parlamento, dando prioridade a investimento na produção.

A diretiva europeia de 2018 tem como objetivo regulamentar as produções entre os Estados-membros, a atividade dos serviços de televisão e dos serviços audiovisuais a pedido, conhecidos como VOD (video on demand). Nesta diretiva, que regula o setor, incluem-se também as plataformas de streaming, como a NetflixHBO PortugalAmazon Prime Video e Disney+.

Os profissionais alertaram também para a necessidade de uma fiscalização eficaz para o cumprimento da lei por parte da Entidade Reguladora da Comunicação Social e do Instituto do Cinema e do Audiovisual. Os artistas avisam para a dificuldade experimentada em diferentes países para se conhecerem números como os dos subscritores das plataformas de vídeos a pedido. Vale relembrar que a Netflix não divulga dados relacionados com o número de telespectadores ou dados de audiências dos seus próprios produtos.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
robbieamell
Robbie Amell protagoniza novo filme inspirado em romance do Wattpad