O podcast Fita Isoladora, cujo episódio sai semanalmente aos sábados nas várias plataformas de podcast, desta vez vai estar em direto no Facebook, Twitter e YouTube para uma emissão especial dedicada ao 15.º aniversário do Espalha-Factos.
Na semana em que o site assinala uma década e meia de existência, juntam-se antigos e atuais elementos da equipa para o debate conduzido por João Malheiro, Pedro Miguel Coelho e Tiago Serra Cunha.
O primeiro bloco será dedicado ao passado, presente e futuro do Espalha-Factos, bem como à evolução do projeto em paralelo com as várias mudanças no panorama do jornalismo e da comunicação social em Portugal e no mundo. Para este segmento teremos a presença de Helena Moreira, editora do EF, Kenia Nunes, redatora, e ainda de Raquel Santos Silva, membro da equipa fundadora e antiga diretora do site, do qual foi também a primeira diretora de comunicação. Está atualmente a desempenhar funções de comunicação interna na Claranet.
Na segunda parte do Fita Isoladora, relembramos que o YouTube também surgiu há 15 anos. E, terá o YouTube matado as estrelas de televisão? Para falar sobre isso está convidado José Morais, antigo diretor do Espalha-Factos e publicista na Notable, agência responsável pela representação de algumas das mais conhecidas figuras públicas e influencers portugueses, como Pedro Teixeira, Rita Pereira ou Cristina Ferreira. Ao bloco de debate junta-se também Diogo Marques, gestor de marca e experiência do leitor no EF.
Para o fim, um throwback: Em 2005, a TVI liderou as audiências pela primeira vez, com uma programação muito assente em ficção nacional e reality-shows. Em 2020, a SIC está em primeiro lugar, mas o canal de Queluz dá sinais de crescimento e reação. O início da Era Cristina poderá trazer uma nova viragem? Carolina Correia e Miguel Cunha dos Santos, editores do Espalha-Factos, comparam os dois períodos e analisam os próximos passos a tomar na televisão portuguesa.
Esta edição especial do Fita Isoladora poderá também ser acompanhada, em direto, na emissão da Rádio Boa Nova. A rádio local de Oliveira do Hospital, onde o EF nasceu, fará uma transmissão simultânea deste podcast em direto, depois de já esta sexta-feira ter dado lugar a uma emissão especial.