Pedro Mourinho SIC TVI
Fotografia: Bruno Colaço

Pedro Mourinho substitui Pedro Pinto no ‘Jornal das 8’ da TVI

O Espalha-Factos revela em primeira-mão a nova estrutura da redação da TVI

O Espalha-Factos sabe, em primeira mão, que Pedro Mourinho irá assumir o cargo de pivô no Jornal das 8, de segunda a sábado, a partir de dia 13. O jornalista, que substitui Pedro Pinto neste horário, protagonizou uma das transferências televisivas mais comentadas do verão, onde trocou a SIC pela TVI.

Pedro Mourinho, para além de pivô do Jornal das 8, integra a nova direção de informação da TVI e da TVI24, sendo um dos subdiretores ao lado de Pedro Benevides e Joaquim Sousa Martins. A liderar a equipa, no papel de diretor da informação, estará Anselmo Crespo, com Lurdes Baeta como diretora-adjunta.

José Alberto Carvalho continuará igualmente a apresentar o Jornal das 8, de segunda a sábado, em alternância com Pedro Mourinho. A noite informativa de domingo será apresentada por Pedro Pinto, que também assume o Jornal da Uma de segunda a sexta-feira. Ao fim-de-semana, as noticias das 13h serão apresentadas, alternadamente, por Lurdes Baeta e Cristina Reyna.

TVI
Pedro Mourinho, José Alberto Carvalho e Pedro Pinto são os principais rostos da nova informação da TVI. | Fotografia: Reprodução/TVI

José Carlos Araújo será o coordenador do Jornal das 8 de segunda a sexta-feira, lugar que cede aos fins-de-semana a António Prata. No Jornal da Uma, durante a semana coordena Mário Jorge Maria e, aos fins-de-semana, Maria João Figueiredo.

A equipa de editores também sofre alterações. A área política será chefiada por Pedro Benevides e Graça Picão, esta última como subeditora. Vasco Rosendo assume a Economia, Filipe Caetano os assuntos internacionais, Lurdes Baeta a editoria de Sociedade com Teresa Rodrigues como subeditora e, por fim, Joaquim Sousa Martins será o Editor de Desporto com Bruno Ferreira como subeditor.

Equipa da TVI24 reforçada

O canal informativo da TVI também recebe uma reestruturação nos nomes à frente e atrás do ecrã. Os pivôs da 24 serão Sara Sousa Pinto, Pedro Carvalhas, Rita Rodrigues, Ana Sofia Cardoso, Carla Moita e João Póvoa Marinheiro, que alternam a condução dos vários blocos informativos do canal.

A coordenação de antena do canal fica a cargo de Paula Oliveira e Paula Costa Simões. Durante a semana, a coordenação do Diário da Manhã é da dupla José Manuel Santos e Catarina Fonseca, as Notícias 24 (das 10h00 às 16h00) serão coordenadas por Cristina Reyna, a quem se seguirá João Morais das 16h00 às 20h00. A edição da noite é de Miguel Monteiro. Os programas de desporto serão coordenados por João Guilherme e os fins-de-semana ficam a cargo de Margarida Pires e Paulo Catarro.

Novos formatos desportivos e novas editorias

Uma das primeiras mudanças implementadas pela nova direção de informação da TVI foi o ponto final na emissão de formatos de desporto onde debatiam comentadores enquanto adeptos de clubes de futebol. Colocando a medida em prática, foi desde logo anunciado o fim dos programas Prolongamento e Livre e Direto, ambos apresentados por Joaquim Sousa Martins. A agência Lusa teve recentemente acesso às linhas gerais estratégicas para a informação da Quatro e relata que surgirão, já este mês de setembro, dois novos formatos de debate desportivo.

As linhas de objetivos referem também o regresso das editorias na organização informativa, já a partir de setembro. “Numa primeira fase, a aposta será nas editorias de política, economia, sociedade, desporto e internacional”, mas pretende-se “no mais curto espaço de tempo possível criar também a editoria de cultura”, refere a estação.

Dentro dos focos principais está também a aposta na TVI Porto, cuja redação será chefiada por João Fernando Ramos, antigo jornalista na redação a norte da RTP. Pretende-se “dar a esta redação os meios humanos e técnicos para que a informação da estação possa estar mais descentralizada e mais próxima da região norte do país”.

jframos
João Fernando Ramos é o responsável pela TVI Porto. | Fotografia: RTP

Há, ainda, o objetivo de revitalizar a emissão da TVI24, oferecendo ao canal uma “nova centralidade na operação diária“, cujas linhas estratégicas passam por estabelecer o canal como uma “referência na informação em Portugal”, não só “na rapidez de reação às notícias, mas também na diferenciação face aos seus principais concorrentes”.

A nova informação da TVI arranca a um domingo, dia 13 de setembro, com reformulação de conteúdos, equipas e estúdios na antena do canal.

Atualização às 00h00 de 3 de setembro com a menção correta aos editores de fim-de-semana da TVI24.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Gerard Butler é o protagonista de um dos piores filmes do ano.
Crítica. ‘Greenland – O Último Refúgio’, mas só dos ricos e poderosos