Jornal da Noite Clara de Sousa
Fotografia: Reprodução / SIC

Clara de Sousa desculpa-se no ar depois de mostrar capa falsa do New York Times

O Jornal da Noite desta terça (1) ficou marcado pelo surgimento, na emissão, de uma notícia falsa. O noticiário da SIC mostrou como sendo verdadeira aquilo que era uma capa falsa do jornal norte-americano New York Times, dedicada à Festa do Avante.

A suposta primeira página do diário, projetada ao lado de Clara de Sousa na emissão, dava conta de uma “festa de suicídio coletiva” organizada pelos comunistas portugueses, numa alusão crítica à organização do evento que, ainda de acordo com a mesma “capa”, teria 33 mil participantes.

A imitação grosseira do jornal usava um tipo de letra diferente do que é habitual nos títulos e em algumas das partes do cabeçalho. Além disso, tinha este acontecimento da atualidade portuguesa como principal destaque da edição do dia, ao lado de uma notícia sobre a eleição de Jair Bolsonaro. Que ocorreu em outubro de 2018.

No entanto, todos estes fatores não chegaram para que o canal de Paço de Arcos se apercebesse da falsificação, que circulou abundantemente nas redes sociais ao longo do dia e foi, inclusivamente, desmentida pelo site Polígrafo, parceiro da SIC na área do fact-checking.

Associated Press deu eco às preocupações com a Festa do Avante!

A ilustrar declarações de Rui Rio, que citou uma notícia do New York Times para dizer que a organização da Festa do Avante! prejudicava a imagem internacional de Portugal, a imagem da capa falsificada foi não só mostrada, como mencionada pela jornalista.

De facto, houve uma notícia, da Associated Press, publicada na imprensa internacional, e também no diário nova-iorquino, mas numa linguagem e tom diferentes da apresentada pela capa que a SIC mostrou. No interior da peça transmitida em seguida foi, aliás, a notícia verdadeira que foi mencionada.

15 minutos depois, Clara de Sousa seria obrigada, novamente, a voltar ao tema. Mas, desta feita, para um pedido de desculpas. “Mostrámos, há pouco, uma imagem da primeira página do New York Times para lançar uma reportagem da Festa do Avante. Ora, sucede que essa primeira página é uma montagem adulterada e falsa que circula nas redes sociais. Pelo lapso, pedimos naturalmente desculpa aos nossos espectadores, ao Partido Comunista e à organização da Festa do Avante!“, afirmou a pivô.

Lê também: Agosto. TVI sobe ao melhor resultado desde 2019

 

Mais Artigos
Stardust movie
Filme sobre David Bowie é um fracasso para a crítica especializada