Blaya
Fotografia: Facebook/Blaya

Blaya defende a liberdade feminina para “andar com o corpo como bem entender”

Posição surge após críticas a duas publicações com nudez

A cantora Blaya está a suscitar uma discussão nas redes sociais, após ter publicado uma fotografia e um vídeo em que surge nua num campo de milho. Do empoderamento feminino à procura pela “necessidade” de exposição, foram várias as reações dos internautas, incluindo a de Lena D’Água, que levou a uma troca de comentários entre as artistas.

“Finalmente me apercebi que uma mulher para ser respeitada, tem que estar vestida da cabeça aos pés!”. A frase, que acompanha um vídeo em que Blaya aparece completamente tapada com um lençol, em tom de ironia, surge como forma de valorizar a liberdade individual que uma mulher tem para “andar com o corpo como bem entender”.

A antiga vocalista dos Buraka Som Sistema, conhecida pela forma descomplexada como aborda questões como a sexualidade e o prazer no feminino, critica ainda quem considera que esta mesma liberdade se traduz num sinal de que uma mulher “é uma porca, não trabalha, não se esforça, não tem [email protected], não ama a pessoa que está ao seu lado, não cuida da sua família, não se valoriza”.

A publicação chega um dia após ter partilhado um vídeo e uma fotografia em que surgia nua num campo de milho, “coisas que vemos nos filmes e temos vontade de fazer”. As imagens, que surgem sem qualquer tentativa explicita de provocação, suscitaram inúmeros comentários que valorizavam a “liberdade de fazer” o que lhe apetece, bem como a importância do empoderamento feminino. “Linda, livre, leve e solta” foi um das várias mensagens positivas dirigidas à cantora.

Ainda que de forma exponencialmente menos visível, alguns internautas criticaram a procura “por atenção, por motivos egocêntricos” da artista. O comentário mais mediático veio de Lena D’Água, que este ano venceu o prémio PLAY de Melhor Artista Feminina, numa nomeação que foi partilhada com Blaya. A intérprete de Grande Festa começou por escrever “não compreendo a tua necessidade“, um comentário que gerou dezenas de respostas, o que levou Lena D’Água a deixar claro que Blaya é “uma mulher lindíssima”, mas que se “expõe a quem não merece”.

“Temos que compreender as necessidades das pessoas? Anda… eu levo-te para o meio do campo e andamos as duas nuas de mão dada”, respondeu Blaya à colega de profissão, que ripostou com um simples “no tanqz” – em português, “não obrigado”.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
sam e dean supernatural
Supernatural. As lições de vida e os melhores episódios que marcam o fim de uma era