7 Maravilhas
O Castelo de Bragança será palco da emissão final

Estão apuradas as finalistas das ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’

A 'Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular' acontece este sábado (5) à noite

A edição deste ano da iniciativa de promoção da identidade nacional – 7 Maravilhas – chega esta semana à fase final. Mais de dois meses depois do arranque, a estação pública completou, este domingo (30), o lote de 14 candidaturas finalistas candidatas a 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Depois de reduzidas as 140 candidaturas pré-finalistas, anunciadas no início de junho, a 28 semifinalistas, aconteceram, nos dois passados domingos, as semifinais. Em Salir (23) e em Torres Novas (30), o lote de 28 semifinalistas foi reduzido a 14 finalistas, apuradas 7 em cada emissão.

Da primeira semifinal saíram apuradas: Bailinho da Madeira, Madeira; Colete Encarnado, Lisboa; Criptojudaísmo de Belmonte, Castelo Branco; Festa da Espiga, Faro; Festas de São João de Braga, Braga; Romaria de São João d’Arga, Viana do Castelo; Santo António, Festas de Lisboa, Lisboa.

A estas, juntaram-se, na emissão deste domingo (30): A Arte da Seda de Freixo de Espada à Cinta, Bragança; Feira de S. Tiago, Castelo Branco; Festa da Bênção do Gado, Santarém; Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, Viseu; Muros de Pedra Seca, Leiria; Os Santeiros de São Mamede do Coronado, Porto; Romaria de S. Bartolomeu, Viana do Castelo.

Destas 14 finalistas, apenas 7 vão sair como vencedoras. A Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, a primeira e única gala do projeto onde são anunciadas as vencedoras, acontecerá no próximo sábado, 5 de setembro, no prime-time da RTP. Catarina Furtado e José Carlos Malato vão ser os anfitriões da emissão especial, que será emitida a partir do Castelo de Bragança.

Durante todo o dia, e em jeito de antecipação, haverá uma emissão especial onde será dado destacado às candidaturas ainda a concurso. A emissão decorrerá das 11h às 13h e, à tarde, das 15h às 19 horas.

Desde 2007 que o projeto 7 Maravilhas promove a identidade nacional, contando com oito eleições anteriores: 7 Maravilhas de Portugal7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo7 Maravilhas Naturais de Portugal7 Maravilhas da Gastronomia7 Maravilhas – Praias de Portugal7 Maravilhas de Portugal – Aldeias7 Maravilhas à Mesa e 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Mais Artigos
Listen
‘Listen’. Filme de realizadora portuguesa premiado em Veneza