scooby-doo
Fotografia: D.R.

Morreu Joe Ruby, o co-criador de ‘Scooby-Doo’

Joe Ruby co-criou em 1969 a série animada Scooby-Doo

Morreu Joe Ruby. O co-criador dos desenhos animados Scooby-Doo morreu esta quarta-feira (26) aos 87 anos de causas naturais, mas o anúncio surgiu apenas esta sexta (29).

Animador, editor, escritor e produtor, Joe Ruby foi o criador de personagens que são ainda queridas pelo público. Morreu esta semana aos 87 anos, deixando um legado que tem perdurado de geração em geração. Apesar de ter feito parte do departamento de animação da Walt Disney, foi na produtora Hanna-Barbera (Zé Colmeia e Flintstones) que alcançou o sucesso. Foi nesta altura que Ruby conheceu Ken Spears, com quem viria a criar em 1969 um dos cães mais famosos da televisão: Scooby-Doo.

Em conjunto com o artista Iwao Takamoto, Ruby e Spears criaram uma série de animação inspirada no Archie Show. Criada para a CBS, o resultado foi a série animada onde Daphne, Fred, Velma, Shaggy e Scooby-Doo resolvem mistérios. A série original esteve no ar entre 1969 e 1976. Da CBS transitou para a ABC, onde foram feitas diversas versões diferentes, com e sem os criadores originais.

O universo Scooby-Doo mantém-se relevante até aos dias de hoje. Mas não foram apenas feitas variadas versões animadas. Foram também produzidos dois filmes em live-action por Raja Gosnell (Os Smurfs). Dos dois filmes fizeram parte Freddie Prinze Jr. (Fred), Sarah Michelle Gellar (Daphne), Linda Cardellini (Velma) e Matthew Lillard (Shaggy).

Joe Ruby esteve também envolvido em desenhos animados como Alvim e os Esquilos (1983), Super-Homem (1988), Dynomutt (1976), Jabberjaw (1976).

Mais Artigos
Maria Joao Bastos na sic
Maria João Bastos de regresso à SIC como vilã