noiserv
Noiserv em estúdio | Fotografia: Vera Marmelo

À Escuta. Noiserv, Samuel Úria e Pimenta Caseira com novos singles esta semana

Noiserv e Samuel Úria são os destaques da semana do À Escuta, a rubrica semanal do Espalha-Factos sobre os lançamentos da música portuguesa. “Eram 27 metros de salto”, de Noiserv e “A Contenção“, de Úria, são ambas canções de antevisão dos novos discos que vêm por aí. Discos de Bardino e Mz Boom Bap e novas canções de Pimenta Caseira e Deejay Telio também rechearam a agenda.

Noiserv lança novo single e revela o título do novo disco

Eram 27 Metros de Salto” é a nova faixa de Noiserv, que antecipa o novo disco. Desde dezembro do ano passado, o artista lisboeta tem dado a conhecer o seu novo projeto, faixa a faixa. Desta vez, Noiserv apresenta uma canção mais mexida, que “fala da importância do tempo, do seu lugar e daquilo que fica enquanto se espera“.

Com o lançamento desta canção, Noiserv revela também o nome do novo disco: Uma palavra começada por N compilará todas as canções que conhecemos desde “Meio“, juntamente com mais duas canções ainda desconhecidas. “Eram 27 Metros de Salto” conta com um vídeo realizado pela Casota Collective, com quem Noiserv colaborou em todas as faixas deste álbum. A arte gráfica que acompanha os singles com uma linha artística consistente, fica a cargo de Nuno Sarmento que, desde o verão de 2019, tem colaborado com o músico.

Uma palavra começada por N estará disponível nas plataformas digitais a partir do dia 25 de setembro.

Lê também – Noiserv: “A verdadeira intensidade da música está numa boa sala de concertos”

Samuel Úria apresenta “A Contenção“, segunda canção do novo disco

Há duas semanas, Samuel Úria apresentava-nos o título do seu novo projeto, Canções do Pós-Guerra com a canção “O Muro”. Esta semana, surpreendeu-nos com “A Contenção“, novo single do disco com o selo Valentim de Carvalho e data de edição marcada para 18 de setembro.

No seu Instagram, o músico conta que esta canção estava no baú desde 2019 e que “é uma cantiga sobre contenção, contensão e o acto ou efeito de conter. Vem claramente dum tempo em que o distanciamento social era factor de adoecimento”. A canção foi produzida por Miguel Ferreira e conta com um teledisco realizado por Joana Linda, autora também do vídeo de “O Muro“, a canção que nos deu a conhecer este novo projeto.

Summer Stroke, o primeiro single dos Pimenta Caseira

Pimenta Caseira é uma banda instrumental formada por elementos dos HMBGroove4tet NBC. A banda já foi formada há alguns anos, mas só agora é que lança o seu primeiro single, “Summer Stroke“, uma canção puramente instrumental, entre o groove, o funk e batidas da modinha brasileira.

A banda “apresenta-se ao panorama musical português com a intenção de trazer um novo tempero à música Made in Portugal“. Depois de dezenas de vezes em palco, o grupo juntou-se pela primeira vez em estúdio para gravar este single dançante para ser ouvido durante a onda de calor.

Bardino dá a conhecer o seu disco de estreia, Centelha

Depois de um EP lançado em 2018, a banda Bardino apresenta agora o seu primeiro longa duração. Centelha é um disco de nove faixas que se encaixam no seu todo e que vai buscar inspiração às raízes do rock progressivo lo-fi e ao universo eletrónico-psicadélico, permitindo ao ouvinte criar imagens a partir do som. As canções instrumentais são, ainda, acompanhadas por uma componente de jazz funk, presentes em canções como “Volição” “Fumo”.

EXPEDITion 100 Vol. 3: The Raw Version, novo disco de Mz Boom Bap

hip hopper de Amarante, Mz Boom Bap, está de volta com o terceiro volume de EXPEDITION 100, The Raw Versions, LP onde transforma as sonoridades do género boom bap, um subgénero do hip hop dos anos 80 e 90 na Costa Leste dos Estados Unidos, em canções mais relaxadas e suaves, adaptando-as à correria do do século XXI.

Mz Boom Bap é um purista na era do digital – todas as suas produções são realizadas em modo analógico. Em entrevista ao Rimas e Batidas, contou que quase não usa computador (a não ser para exportar e enviar as músicas para os colegas). “Não percebo nada de programas de computador (…). A mistura é quase sempre feita de maneira analógica na minha música”, contou.

Deejay Telio edita nova canção, “Chuva de Papel

Nas palavras do próprio Deejay Telio, “Chuva de Papel” é “uma música que repele a inveja e incentiva a busca por realizações pessoais de cada indivíduo”. Agora num registo afro-pop, o tema sucede uma série de singles, fechando o ciclo do seu sexto álbum, D’Ouro, editado em fevereiro deste ano.

Deejay Telio ainda não voltou aos palcos, mas compõe a lista de confirmações para a edição de 2021 do MEO Sudoeste, a decorrer entre os dias 3 e 7 de agosto na Zambujeira do Mar.

Tagua Tagua edita o terceiro single do disco Inteiro Metade

4am é o terceiro single de Tagua Tagua, o artista brasileiro que tem vindo a passar temporadas artísticas a Portugal. Agora no Brasil, o músico lança mais um pedaço do seu disco Inteiro Metade, a editar ainda neste segundo semestre de 2020. Após a pandemia, Tagua Tagua pretende voltar a Portugal para “conhecer mais de perto os artistas de Portugal, pensar em possíveis parcerias, estreitar ainda mais os laços entre o Brasil e a Europa.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Dia de Cristina
‘Dia de Cristina’. Entre críticas e elogios, estas foram as reações ao programa