Governo Sombra
Foto: SIC

‘Governo Sombra’ regressa esta semana, mas na SIC Notícias

O Governo Sombra regressa esta sexta-feira à noite para uma nova temporada, desta vez na SIC Notícias. Depois da pausa em agosto, o programa não volta à SIC. Na grelha da estação de Paço de Arcos, a reposição de Linha Aberta de Hernâni Carvalho ocupa o horário habitual do formato.

O moderador do programa, Carlos Vaz Marques, anunciou o regresso na sua conta pessoal no Twitter.

Em janeiro, o programa de comentário sobre a atualidade passou da TVI24 para a SIC, com a novidade de ser transmitido em sinal aberto, algo que na estação de Queluz de Baixo nunca aconteceu. Agora, a nova decisão pode estar relacionada com as baixas audiências obtidas pelo Governo Sombra que não conseguiu atrair o público em sinal aberto.

Com um share médio de 11,5% nas 30 emissões transmitidas na SIC generalista, os dois últimos programas, transmitidos ainda em julho, não atingiram sequer os 10% de share, ficando a uma distância considerável do Extra do Big Brother. Por vezes, acabou mesmo por ficar atrás da CMTV.

O programa conta com os comentários do jornalista João Miguel Tavares, do crítico literário Pedro Mexia e do humorista Ricardo Araújo Pereira, e com moderação de Carlos Vaz Marques, painel que se manteve desde o início do projeto.

Com 12 anos de duração, Governo Sombra começou por ser emitido apenas na rádio TSF, onde ainda hoje se mantém. A partir de 2012, passou para a televisão através da TVI24, onde esteve até ao final do ano passado. Em 2017, venceu o Prémio Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, para o Melhor Programa de Rádio. A mudança do programa para a estação do grupo Impresa coincidiu com a ida de um dos membros do painel, Ricardo Araújo Pereira, da TVI para a SIC.

Agora, no regresso pós-férias, o programa vai para o ar na SIC Notícias. Este será transmitido a partir da 00h15, na noite de sexta-feira para sábado. Na SIC, Hernâni Carvalho ocupa o horário habitual do formato, 01h00, com a repetição do Linha Aberta.

Mais Artigos
Mariah Carey Natal
Tudo o que queríamos no Natal? Especial de Mariah Carey chega em dezembro