Tesla CEO: Elon Musk
Tesla CEO: Elon Musk

Elon Musk promete mostrar avanços de chip neuronal esta sexta-feira

Elon Musk anunciou que, esta sexta-feira, vai mostrar o primeiro protótipo de um implante neuronal. A notícia foi divulgada na conta pessoal de Twitter pelo CEO da Tesla. A startup Neuralink, fundada pelo empresário da área de tecnologia, está a desenvolver um dispositivo que faz a conexão entre o cérebro e computadores.

Elon Musk referiu ainda que também iria apresentar o V2, a segunda versão da máquina que seria utilizada para implantar os dispositivos no cérebro. O empresário revelou que, no entanto, a empresa está distante de introduzir o chip através de um processo do tipo Lasik, através de laser, podendo haver avanços nos próximos anos.

O objetivo inicial do dispositivo é ajudar a recuperar a mobilidade de pessoas com tetraplegia (membros superiores e inferiores paralisados), controlando um computador ou smartphone através do pensamento. Contudo, a tecnologia do Neuralink tem o objetivo de ajudar a tratar também doenças neurodegenerativas e distúrbios mentais. “Acho que no começo (Neuralink) vai resolver muitas doenças cerebrais. Pode ser qualquer coisa como autismo, esquizofrenia e perda de memória (como o Alzheimer)”, contou Elon Musk ao podcast Artificial Inteligence do investigador Lex Fridman.

O CEO da Tesla sabe que a receita para conseguir evoluir para um interface cérebro-computador passa pela conexão com a célula básica do sistema nervoso: “Para ser capaz de fazer isso, é preciso interagir com os neurónios num nível de detalhe, e é necessário disparar os neurónios certos, ler os neurónios certos e então criar efetivamente um circuito [para] substituir o que não está a funcionar com silício, (que vai) acabar a ter a mesma funcionalidade”.

Em julho do ano passado, Musk chegou a afirmar que a empresa tinha testado com sucesso os implantes em macacos e ratos.

O chip pode ser usado para restaurar a visão, a audição e o movimento dos membros, além de tratar doenças que afetam o cérebro, de acordo com declarações do empresário ao podcast de Joe Rogan.

Já em julho de 2020, segundo o portal Digital Trends, o CEO da Tesla e da Space X disse que a tecnologia de chip cerebral desenvolvido permitiria que as pessoas transmitissem música para os seus cérebros sem esforço.

O evento online para o esclarecimento do processo de desenvolvimento da Neuralink está marcado para esta sexta-feira, às 23 horas de Lisboa.

A última vez que Musk anunciou novidades sobre os avanços desta missão foi há um ano. O líder da Tesla e da SpaceX é conhecido por fazer algumas promessas que depois não cumpre.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Filomena Cautela quer “tornar o mundo mais justo” com novo programa