DCFandome

As primeiras imagens de ‘The Batman’, ‘Wonder Woman 1984’ e ‘The Suicide Squad’ entre as novidades da DC

As novidades foram apresentadas no DC FanDome 2020, conferência que apresentou as os planos das adaptações para o grande ecrã da DC Comics.

Foi neste sábado (22) que se realizou o DC FanDome 2020, o evento virtual que trouxe uma série de novidades do universo de super-heróis da DC. Durante o dia, os fãs puderam, a partir das suas casas, assistir ao primeiro trailer do Snyder Cut da Liga da Justiça, ver o primeiro teaser de The Batman, interpretado desta vez por Robert Pattinson, e ainda ter acesso a novas imagens de Wonder Woman 1984, a sequela do filme homónimo, para além de outras novidades.

Espalha-Factos recorda os momentos essenciais da conferência, que apresentou os planos e novidades das adaptações para o grande ecrã da DC Comics.

1. O primeiro (e longo) teaser de The Batman

Não foi o primeiro, mas era o mais aguardado. Um dos mais ansiados painéis do evento envolvia o filme de The Batman, a nova versão do super-herói, realizada por Matt Reeves e que coloca o ator Robert Pattinson no papel principal. A curiosidade dos fãs ficou desde logo saciada com o lançamento do primeiro teaser da produção.

O vídeo, com o tema Something in the Way dos Nirvana a tocar de fundo, foca-se maioritariamente em Ridler (Paul Dano), que deixa uma série de pistas mortais a Batman e ao Comissário Gordon (Jeffrey Wright). Podemos igualmente ver rápidos vislumbres de Zoë Kravitz no papel de Catwoman, e ainda a primeira imagem completa de Pattinson no famoso Batsuit e a conduzir o Batmobile. Estabelecida fica ainda a forma como Reeves pretende encarar as motivações e jornada de Batman, adoptando uma visão mais sombria do personagem e do próprio Bruce Wayne, onde podemos testemunhar o super-herói a combater o crime com violência.

No painel, Reeves revelou que The Batman não é um filme sobre a origem da personagem, mas começa a sua história no “Ano Dois” do crescimento do justiceiro vigilante, fase em que Batman e outras personagens icónicas – Catwoman, Riddler e o Penguin (Colin Farell) – estão ainda a desenvolver-se. “Vais conhecê-lo nos seus dias iniciais,” avançou o realizador. Ao explorar a corrupção no coração da história, Batman também começa a descobrir uma larga história de corrupção que marca a cidade de Gotham, e como esta pode estar ligada à própria família Wayne.

“Muitas das outras histórias do cinema mostraram-nos que o Bruce teve de controlar o seu medo e a si próprio, para se tornar no Batman,” disse Reeves no painel. No seu filme, “vamos vê-lo no meio da sua experiência criminal e vamos vê-lo a cometer erros.” 

Matt também deixou algumas palavras sobre o processo criativo em torno da criação do Batsuit, explicando que, enquanto se encontrava ainda a escrever o argumento, já Glyn Dillon, designer de produção, lhe estava a apresentar várias ideias. “Diria que passámos facilmente um ano a fazer o Batsuit, e depois prosseguimos para o Batmobile.” Ainda durante o painel, o realizador referiu que a ideia é que o espectador perceba que foi o próprio Batman a fazer o fato.

Recorda que a produção do filme da DC teve de ser suspensa devido à Covid-19 e vai começar a filmar de novo no inicio de setembro. Reeves tinha já confirmado que, antes da pandemia se ter instalado, tinha gravado 25% do filme e que, consequentemente, o lançamento do filme teve de ser adiado para 1 de outubro de 2021. O elenco conta ainda com os atores John Turturro, Peter Sarsgaard, Jayme Lawson e Andy Serkis.

2. O universo de The Batman vai dar origem a uma série na HBO Max

Matt Reeves aproveitou o painel de The Batman para oferecer detalhes sobre a futura série de televisão, a ser lançada na plataforma de streaming HBO Max, que tem o enredo ligado ao filme a ser lançado em 2021. O realizador vai servir de produtor executivo à série, em conjunto com Terence Winter, o criador da série Boardwalk Empire.

Robert Pattinson como Batman
Robert Pattinson como Batman | Fotografia: Warner/Reprodução

Já tinha sido revelado que a série vai examinar a origem da corrupção na cidade de Gotham mas, desta vez, Reeves revelou que vai ser uma prequela ao seu filme, com Robert Pattinson no papel de Batman. A série vai ser passada na era de Batman: Ano Um, quando um “vigilante mascarado… começa a perturbar a cidade.” Como dito acima, o filme vai ser posterior à série, dado que vai abarcar a era de Batman: Ano Dois, ou seja, um ano depois dos eventos da série.

O enredo da produção da HBO Max vai centrar-se na corrupção de Gotham que tem inicio “muitos anos antes” e vai ser contada do ponto de vista de um polícia corrupto. “A história é, na realidade, uma batalha pela sua alma,” explicou Reeves, referindo-se ao polícia que vai ser a personagem principal da série, ainda sem título nem data de lançamento prevista. Vai ser igualmente produzida por Dylan Clark, envolvido na produção de The Batman.

3. O segundo trailer de Wonder Woman 1984

O evento abriu as suas portas virtuais com o segundo trailer de Wonder Woman 1984, realizado por Patty Jenkins, e que tem data de estreia marcada para 2 de outubro de 2020.

Apesar de estas serem já o segundo conjunto de imagens lançadas para o grande público, vários mistérios em torno da história da sequela de Wonder Woman continuam no ar, ficando por descobrir como é que a própria Mulher-Maravilha (Gal Gadot) conseguiu manter a sua existência em segredo do resto do mundo durante tantos anos, ou como é que o seu par romântico, Steve Trevor (Chris Pine), conseguiu voltar à vida em 1984.

A grande novidade do trailer gira em torno da primeira aparição da atriz Kristen Wiig no papel de Cheetah, uma das vilões mais icónicas das bandas-desenhadas de Wonder Woman, que mantém um rancor guardado contra a princesa da Amazónia. Apesar de pouco ainda se ter dito sobre a história do filme, tem sido especulado que a relação de Diana (Gal Gadot) e a Dra. Barbara, transformada posteriormente na Cheetah, vai ser baseada na história da amizade entre as duas que acabou por correr mal, e que deu corpo à história da novela gráfica Wonder Woman: Ano Um, lançada em 2016.

O trailer confirma que Wonder Woman 1984 vai ser lançado em exclusivo nos cinemas, porém continua a pairar no ar a dúvida se isso vai de facto acontecer, devido à pandemia da Covid-19. Atualmente, não existem planos para que o filme seja lançado em nenhuma plataforma de streaming, como vai acontecer com o live-action de Mulan, com estreia marcada na plataforma de streaming da Disney+.

Apesar do cenário ser favorável, continuam a correr rumores de que a Warner Bros. vai, em primeiro lugar, considerar a hipótese adoptada pela Disney para o lançamento de Mulan se as vendas de bilhetes não correrem como o esperado nos primeiros tempos em que as salas de cinema de todo o mundo vão começar a reabrir. Até ao dia de hoje, Wonder Woman 1984 continua com estreia marcada para o dia 2 de outubro de 2020.

4. As primeiras imagens de Liga da Justiça: Snyder Cut

Quando a Liga da Justiça foi originalmente lançada em 2017, não foi bem recebida pelos fãs e críticos. Ambos os lados queixaram-se que o produto final parecia ser uma má junção de dois filmes drasticamente diferentes. Esta foi uma critica aceite na generalidade, dado que o realizador original do filme, Zack Snyder, teve de parar de trabalhar no filme ao ter de enfrentar uma tragédia familiar, e para o seu lugar foi nomeado Joss Whedon, realizador de Os Vingadores, que acabou por terminar o filme.

O descontentamento gerado deu origem ao movimento #ReleaseTheSnyderCut, levado a cabo pelos fãs na internet, que levou a que a Warner Bros. desse a oportunidade para Snyder para acabar o filme que tinha intenção de fazer em primeiro lugar. Esta nova visão do realizador vai ser lançada na plataforma de streaming HBO Max em 2021, apesar de ainda não ter data de lançamento anunciada.

O trailer mostra ao espectador várias cenas novas que foram cortadas da versão que saiu para os cinemas em 2017, desde logo uma aparição do vilão Darkseid, do fato preto de Super Homem e do super-herói Martian Manhunter. O SnyderCut vai ser lançado em duas versões opcionais: uma versão integral de quatro horas, sem interrupções ou, para quem preferir, dividido em quatro partes, com a duração de uma hora cada uma.

5. O elenco de The Suicide Squad foi confirmado na integra

Realizado por James Gunn, a mente por detrás dos dois Guardiões da Galáxia, The Suicide Squad promete ser uma versão muito mais próxima das bandas-desenhadas que inspiram o seu enredo, em contraste com a versão de 2016, Suicide Squad, realizada por David Ayer, manifestamente vergada pela crítica especializada e pelos fãs.

Durante o painel dedicado ao filme na DC FanDome, Gunn evocou especificamente a banda desenhada original, escrita por John Ostrander e Kim Yale, adiantando que a sua visão vai materializar-se numa sequela espiritual da história escrita por Ostrander e Yale, não sendo uma adaptação direta. O trailer disponibilizado confirmou os nomes dos atores que vão interpretar as personagens do filme, e revelou ainda os fatos de cada personagem.

Destacam-se os regressos de Marget Robbie no papel de Harley Quinn, Jai Courteny como Captain Boomerang, Viola David a dar vida a Amanda Weller, que vai organizar o novo esquadrão, e ainda Joel Kinnaman a recuperar o papel de Rick Flag, o líder. Vários são os atores que se estreiam na nova produção, onde se destacam os nomes de Idris Elba (Bloodsport), Peter Capaldi (The Thinker), Alice Braga (Sol Soria), Pete Davidson (Blackguard), Nathan Fillion (TDK), entre outros.

A portuguesa Daniela Melchior integra o elenco do filme, onde interpreta a vilã Ratchatcher – ou Caça-Ratos, em português -, um vilão inimigo de Batman que tem na sua versão para o grande ecrã uma mudança de género. Utiliza uma máscara de gás e consegue comunicar com ratos, aproveitando para os treinar.

Para além do trailer de apresentação dos atores e respetivas personagens, foi divulgado um video dos bastidores do filme onde podemos vislumbrar novas imagens da produção, saltando à vista o novo vestuário de Harley Quinn, que adopta os tons clássicos de vermelho e preto e bebe da inspiração de várias versões da personagem das bandas-desenhadas, dando-lhe um toque próprio.

Há também um grande foco em Peacemaker, trazido ao grande ecrã por John Cena, sendo que o ator descreve o seu papel como sendo um “Capitão América arrogante”, colocando-o como uma das peças centrais do novo filme. The Suicide Squad tem data de estreia marcada para dia 6 de agosto de 2021.

6. O jogo Gotham Knights foi anunciado oficialmente

A Warner Bros. anunciou também Gotham Knights, o novo jogo de Batman proveniente do estúdio que criou o bem-sucedido Batman: Arkham Origins, e onde, surpreendentemente, o jogador não poderá encarnar a pele do Cavaleiro das Trevas, mas sim de quatro “herdeiros” do super-herói.

De acordo com os detalhes no anúncio, o jogo está agendado para 2021, para a PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox One e PC. Gotham Knights permitirá que até dois jogadores explorem a cidade de Gotham lado-a-lado, num modelo cooperativo online. Em relação aos personagens, vai ser possível escolher entre 4 da DCRobin, Nightwing, Batgirl e Red Hood, cada um com o seu próprio estilo de combate, gear e movimentos.

A história centra-se num mundo em que Batman morreu, e em que os quatro personagens terão de unir forças de modo a proteger a cidade. Com o morcego vigilante fora de combate, um expansivo submundo do crime tem varrido as ruas de Gotham e o quarteto tem de o parar.

7. As primeiras informações sobre a sequela de Shazam!

Para além de todas estas novidades, foi ainda revelado o título da sequela de Shazam!. O novo filme, novamente realizado por David F. Sandberg, vai chamar-se Shazam!: Fury of the Gods. Para além disso, foi igualmente anunciado que Sinbad irá fazer parte do elenco do segundo filme.

Fotografia: DC

Todo o elenco do filme anterior vai voltar, salientando-se os nomes de Zachary Levi, Asher Angel, Meagan Good, Jack Dylan GrazerFaithe Herman e Adam Brody, O filme ainda não tem data de lançamento prevista.

8. As primeiras novidades sobre The Rock e o seu Black Adam

Foram revelados os primeiros detalhes sobre a adaptação de Black Adam, com Dwayne “The Rock” Johnson no papel principal. O filme vai apresentar igualmente os membros da Sociedade da Justiça Americana (SJA) ao grande público, grupo que vai enfrentar Black Adam. Para além de Dwayne, foi confirmado que Noah Centineo vai entrar no filme ao dar vida a Atoe Smasher, um dos inimigos de Black Adam e membro da SJA.

Um teaser animado serviu para anunciar que a JSA será composta por Hawkman, Doctor Fate e Cyclone, ao lado do já anunciado Atom Smasher. Os restantes atores ainda não foram revelados.

“Eu tenho apetência para destruir bullies, mas há alguns que pensam que eu preciso de ajuda,” narra Johnson no teaser, na pele de Black Adam. “Hawkman, Doctor Fate e os seus novos recrutas: Cyclone e Atom Smasher. Eles apelidam-se de Sociedade da Justiça, uma organização que acredita no combate pela verdade e justiça. Bem, eu vou ensinar-lhes que a única forma de lutar é a minha. Bem-vindos à verdade, justiça e à maneira do Black Adam.”

Foi ainda partilhado um trailer animado da história de origem de Black Adam, igualmente narrado por Dwayne Johnson, onde os espectadores podem vislumbrar as primeiras artes conceptuais do “anti-herói”.  O filme da DC tem data de estreia marcada para o dia 22 de dezembro de 2021.

O ator já tinha partilhado o primeiro vislumbre do visual da personagem, na sua página oficial do Instagram, no dia anterior ao painel digital. “A hierarquia do poder do universo da DC está prestes a mudar,” escreveu Dwayne na publicação. “Black Adam chega amanhã ao #DCFanDome. Pessoalmente, agradeço aos meus parceiros da Warner Bros. e da DC por criarem esta oportunidade histórica de os fãs poderem absorver todo o universo da DC enquanto continuamos a lidar com a COVID. Bem feito. O homem de preto está a chegar para acabar com eles todos.”, pode ler-se no texto.

Black Adam é um spinoff de Shazam!, filme de super-heróis lançado em 2019 pela Warner Bros. em parceria com a New Line. Dwayne Johnson já tinha sido considerado para desempenhar o papel de Black Adam no filme original, como sendo o vilão da história, mas o plano acabou por não se concretizar. Jaume Collet-Serra, realizador de Jungle Cruise, filme que conta também com Johnson no papel principal, fica a cargo da realização de Black Adam.

9. O novo fato de The Flash 

Os fãs puderam também conhecer novidades sobre o futuro de The Flash na DC, num painel que contou com a presença de Ezra Miller (que interpretou o super-herói em Liga da Justiça), do realizador e produtor Andy Muschietti e ainda a argumentista Christina Hodson. O quarteto revelou arte conceptual do novo fato de Barry Allen, que na história desenhado pelo próprio Batman. O novo filme de Flash vai ser baseado na banda-desenhada Flashpoint.

Fotografia: Warner Bros.

Walter Hamada, presidente da secção da produção dos filmes da DC na Warner Bros., disse que o novo filme de Flash se vai inclinar para “uma ideia de multiverso; a jogar nessa caixa de areia.” O realizador Andy Muschietti descreveu a história como sendo “uma viagem no tempo. O multiverso cinematográfico vai nascer deste filme.”

Os rumores em torno da adaptação de Flashpoint ganharam ainda mais força com a confirmação de que vão ser incluídos dois atores no papel de Batman, Michael Keaton e Ben Affleck, ambos já com historial a encarnar o papel do Cavaleiro das Trevas. Foi também anunciado que a história do filme se ia centrar na aventura de Berry a viajar no tempo de modo a prevenir o assassinato da sua mãe. Prevê-se que The Flash seja lançado em 2022.

10. Realizador de Aquaman 2 promete sequela mais séria e relevante

‘Aquaman 2’. Realizador promete sequela mais séria e relevante

Mais Artigos
O realizador Francisco Manso conversou com o Espalha-Factos sobre o seu novo filme, 'O Nosso Cônsul em Havana'
Entrevista. Francisco Manso: “O Eça é uma figura do mundo e é importantíssimo para a língua portuguesa”