Fonte: Google Maps

Google Maps vai ter melhor definição no mapeamento

A Google Maps começou, esta semana, a introduzir atualizações no seu sistema. Em comunicado (18), a Google revela que a forma de visualizar os 220 países e territórios na aplicação vai ser mais pormenorizada e com maior qualidade.

Um dos updates é a possibilidade de distinguir, de forma mais fácil, tipos de terreno de diferente orografia através do mapa, como por exemplo uma floresta de um deserto.

As alterações vêm da análise algorítmica de imagens de satélite, que tenta distinguir automaticamente a natureza do ambiente. A distinção é identificada através da atribuição de uma nova cor ao mapa, na tentativa de refletir as variedades da paisagem.

“A Google Maps tem imagens de satélite de alta definição para mais de 98% da população mundial”, disse Sujoy Banerjee, gerente de produto do aplicativo, ao jornal The Guardian. “Com uma nova técnica algorítmica de mapeamento de cores, somos capazes de pegar nessas imagens e traduzi-las num mapa ainda mais abrangente e vibrante de uma área em escala global”.

As atualizações também vão integrar representações visuais de recursos como calçadas, larguras de estradas e travessias para peões. A ideia, segundo Banerjee, é oferecer “informação crucial a quem tem necessidades de acessibilidade, como cadeiras de rodas ou carrinhos de bebé. Esses detalhes são particularmente úteis pois, mais pessoas estão optando por caminhar ou usar outras formas de viajar sozinhas devido à pandemia.

A Google Maps foi lançada há 15 anos, a 8 de fevereiro de 2005. Desde julho de 2015, a Google Maps sofreu outra grande alteração: as pesquisas realizadas apenas no computador passaram a poder ser feitas em smartphones Android.

Já a Apple, concorrente da Google, também está a introduzir melhorias na área do software de mapas. A empresa dirigida por Tim Cook está a reestruturar o próprio serviço de mapeamento, através da adição de um recurso semelhante ao Street View denominado “olhar ao redor”, e da melhoria da reconstrução dos detalhes das áreas rurais e urbanas.

Lê também: Séries da Disney+ vão estrear na televisão portuguesa
Mais Artigos
'Alex Wheatle' da coleção 'Small Axe' | Fotografia: HBO/Divulgação
‘Small Axe’: ‘Alex Wheatle’ chega à HBO