RTP/Divulgação

Comissão de Trabalhadores da RTP alerta para perigo de programas no exterior

A Comissão de Trabalhadores da RTP criticou a manutenção de programas no exterior como o 7 Maravilhas da Cultura Popular, durante a atual pandemia.

Numa publicação na página de Facebook (19) da Comissão de Trabalhadores, o grupo afirma que O programa Sete Maravilhas é, desde há algum tempo, motivo de preocupação para os trabalhadores da RTP em geral e para aqueles e aquelas, em especial, que trabalham em exteriores. Têm sido várias a vozes (entre elas a nossa) a advertir contra a imprudência de promover ajuntamentos em localidades do interior do país, com os curiosos a acorrerem e a fazerem, para nós, o papel de figurantes pro bono.

Os funcionários da estação pública ainda falam do surto detetado em Mora, onde a RTP1 fez o programa Rota N2, no dia 7 de agosto: “Certamente não foi o ‘Rota N2’ a levar o coronavírus para Mora e esperamos que também não esteja a trazê-lo de lá. Mas certezas e esperanças destas dependem da sorte e, jogando à roleta russa, ninguém tem sorte toda a vida. Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.

A Comissão de Trabalhadores da RTP salienta a importância de cumprir três pontos para preservar a saúde dos funcionários que estão a assegurar as emissões no exterior:

A reavaliação deve obedecer única e exclusivamente a critérios clínicos. Duas pessoas com quadros clínicos idênticos devem ter a mesmíssima avaliação, independentemente de uma estar a fazer mais falta para trabalho presencial ou de a outra ser mais fácil de colocar em teletrabalho sem prejuízo para a sua atividade profissional”; “a gestão pode e deve colocar em teletrabalho as pessoas de grupo de risco que aí possam exercer a sua actividade sem perda de eficácia “; “ao emitir o seu parecer, a Medicina do Trabalho tem de assumir as responsabilidades de manter uma pessoa em grupo de risco, ou de retirá-la dessa situação. A assunção de responsabilidade deve ser posta por escrito e constar do parecer.”

A reavaliação dos trabalhadores incluídos no grupo de risco também tem sido uma questão levantada nos mais recentes comunicados da Comissão de Trabalhadores. A organização que representa os funcionários da RTP acusa a Comissão Administrativa de pretender rever a situação dos trabalhadores face ao défice de pessoal para trabalhar nos projetos e não por “critérios clínicos“.

Lê também: Google Maps vai ter melhor definição no mapeamento

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Mark Twain
Mark Twain. Nasceu no dia do cometa Halley, mas foi ele quem deixou um rasto de brilho