verão
Lily James em "Mamma Mia: Here We Go Again" | Fotografia: DR

Os melhores filmes de verão para viajares sem sair do sofá

Num verão em que sair do país e escapar à realidade durante alguns dias ainda não é uma possibilidade segura, há sempre alguns dos melhores filmes de verão que te vão permitir viajar sem sair do lugar.

Com narrativas e paisagens veranis que nos transportam para lugares como Nova Iorque, Grécia ou Itália, estes filmes provocam em nós a sensação de liberdade que perdemos nos últimos meses. As opções são vastas, satisfazem todos os gostos e idades, e vão desde clássicos a estreias mais recentes.

Espalha-Factos recomenda-te longas metragens para um voo sem destino diretamente a partir do sofá.

New York Minute (2004)

new york minute

Jane (Ashley Olsen) e Roxy (Mary-Kate Olsen) são duas irmãs gémeas com estilos e personalidades completamente diferentes. Quando viajam juntas para Nova Iorque, Roxy está determinada em conhecer uma banda famosa para lhes entregar uma demo, enquanto Jane se prepara para fazer um discurso que lhe pode valer uma bolsa na universidade. A viagem acaba por se tornar num pesadelo quando passam a ser perseguidas devido a algo que roubaram por acidente.

The Sisterhood of The Traveling Pants (2005)

The Sisterhood of the Traveling Pants

Tibby (Amber Tamblyn), Lena (Alexis Bledel), Bridget (Blake Lively) e Carmen (America Ferrera) nasceram no mesmo mês e cresceram juntas, tornando-se melhores amigas. Agora, com 16 anos, estão prestes separar-se pela primeira vez durante as férias de verão. Numa ida às compras antes de se separarem, encontram um par de calças de ganga que, estranhamente, serve perfeitamente a todas de igual forma, e decidem usá-las para manter uma ligação durante o verão. A regra é simples: cada uma delas usa as calças durante uma semana antes de as enviarem à próxima.

Before Sunrise (1995)

O primeiro filme da trilogia Before acompanha a relação entre Jesse (Ethan Hawke), um americano, e Céline (Julie Delpy), uma estudante francesa. Os dois conhecem-se durante uma viagem de comboio e decidem sair em Viena para passar a noite na cidade. O filme desenvolve-se durante uma noite, enquanto os dois partilham histórias e experiências, partilhando uma conexão inegável. Com a certeza que, quando o dia amanhecer, Céline tem de partir para Paris e Jesse para os Estados Unidos, resta ao casal aproveitar ao máximo o tempo que lhes resta.

Mamma Mia! (2008)

mamma mia

Com uma ilha grega como pano de fundo, esta comédia musical transborda energia. Sophie (Amanda Seyfried) encontra o diário da adolescência da mãe, Donna (Meryl Streep), e descobre que pode ter três possíveis pais. A aventura começa quando Sophie os convida para o seu casamento, sem o conhecimento da mãe, na tentativa de descobrir qual deles é realmente o pai. Com a banda sonora a incluir os maiores êxitos da banda sueca ABBA, este é o filme ideal para ver nesta estação do ano.

Call Me By Your Name (2017)

call me by your name

Elio (Timothée Chalamet) é um adolescente de 17 anos a passar as férias de verão na casa de campo da família, no norte de Itália, e Oliver (Armie Hammer) é um estudante americano que se junta à família para ajudar o pai de Elio numa pesquisa. Com a sua chegada, chega também o amor, quando os dois embarcam numa relação em que a palavra-chave é descoberta.

(500) Days of Summer (2009)

500 days of summer filme verão

Tom (Joseph Gordon-Levitt) é um romântico pessimista no que diz respeito ao amor e não acredita que alguma dia encontrará a pessoa perfeita. Assim que Summer (Zooey Deschanel) surge na sua vida, no entanto, Tom sabe que ela é a rapariga dos seus sonhos. Os dois iniciam uma relação atribulada e, demasiado realista para acreditar no amor, Summer acaba por deixá-lo 500 dias depois de se conhecerem. Determinado a compreender a razão por detrás do fracasso, Tom revisita os momentos mais marcantes dos 500 dias que passaram juntos.

Lê também: Dia da Juventude: 4 filmes que marcaram os jovens de hoje

Grease (1978)

grease

Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John) viveram um romance de verão que terminou quando as férias chegaram ao fim. A achar que nunca mais se iam encontrar, Sandy acaba por ir parar à mesma escola que Danny mas apercebe-se que o rapaz meigo que conheceu é o líder do grupo de bayboys da escola. Com o objetivo de manter a sua reputação, a última coisa que Danny quer é ser visto em público com Sandy. O musical passa-se nos anos 50 e conta com êxitos como “You’re the One That I Want” ou “Summer Nights”.

It Takes Two (1995)

it takes two

Este filme reaproveita a fórmula das gémeas que trocam de identidade mas, desta vez, as irmãs são realmente gémeas na vida real. Amanda (Mary Kate Olsen) é uma menina orfã que conhece Alyssa (Ashley Olsen), filha de um viúvo milionário, num acampamento de verão. Bastante idênticas, as duas trocam de lugar e unem forças para unir o pai de Amanda com Diane (Kirstie Alley), a amorosa voluntária do acampamento.

Clueless (1995)

clueless

Em Beverly Hills, a adolescente Cher (Alicia Silverstone) é filha de um advogado e passa o seu tempo livre a comprar roupa e as mais variadas futilidades. Entre alguns dramas de secundário, é a chegada do enteado de seu pai, Josh (Paul Rudd) que muda tudo. O rapaz torna-se na primeira pessoa que alguma vez a criticou por ser demasiado superficial e não ter interesse pelo que acontece no “mundo real”, atitude que acaba por ter um impacto bastante positivo em Cher.

Mamma Mia! Here We Go Again (2018)

mamma mia here we go again filme verão

Um ano após a morte de Donna (Meryl Streep), Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a reinaugurar o hotel da mãe, totalmente renovado. Desta vez, a história desenterra memórias sobre a adolescência de Donna (Lily James), no final dos anos 70, quando ela resolve viajar pela Europa, e mostra-nos as suas aventuras e como conheceu os “três pais” de Sophie. Entre muitos flashbacks, o reencontro entre personagens é emocionante, com direito à participação de Cher e mais músicas dos ABBA à mistura.

Moonrise Kingdom (2012)

moonrise kingdom

Durante a década de 60, Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) sentem-se deslocados em relação ao meio onde vivem e às pessoas que os rodeiam. Numa pequena ilha na costa da Nova Inglaterra, os dois conhecem-se durante uma peça de teatro na qual Suzy participou e passaram a trocar cartas regularmente. Um dia, resolvem fugir juntos e partir à aventura mas os pais de Suzy (Bill Murray e Frances McDormand) e o capitão Sharp (Bruce Willis) fazem de tudo para os encontrar e trazer de volta à ilha.

Booksmart (2019)

booksmart

Molly (Beanie Feldstein) e Amy (Kaitlyn Dever) são duas amigas prestes a entrar na faculdade. Inteligentes, responsáveis e muito disciplinadas, investiram todo o seu foco nos estudos e chegaram à conclusão que perderam algumas das melhores experiências do secundário. Sentindo-se excluídas, Amy e Molly decidem ir a uma festa que celebra o final do ano letivo e dispostas a testar os seus limites e surpreender toda a gente, vão experienciar tudo aquilo que abdicaram ao longo do percurso escolar.

The Goonies (1985)

the goonies

Após encontrar um mapa do tesouro no sótão de sua casa, Mickey (Sean Astin), Mouth (Corey Feldman), Brand (Josh Brolin) e Gordo (Jeff Cohen) partem em busca do tesouro de Willy Caolho. Entre as pistas deixadas por Willy, os amigos terão de enfrentar uma família de bandidos italianos, os Fratelli. A seguir este misterioso mapa do tesouro, entre armadilhas e um antigo navio pirata cheio de ouro, o grupo tenta ficar sempre um passo à frente dos inimigos.

The Parent Trap (1998)

the parent trap

As gémeas Hallie e Annie (Lindsay Lohan) foram separadas quase à nascença quando os pais se divorciaram. Uma ficou com a mãe, Elizabeth (Natasha Richardson), em Inglaterra, e outra com o pai, Nicholas (Dennis Quaid), nos Estados Unidos. Um dia, as duas encontram-se num acampamento de verão e apercebem-se que são irmãs. Com uma enorme vontade de conhecer a vida uma da outra, trocam de lugar e elaboram um plano para que os pais voltem a ficar juntos e a família se possa finalmente reunir.

Baywatch (2017)

baywatch filme verão

Em Emerald Bay, Mitch (Dwayne Johnson) é um nadador salvador dedicado do seu trabalho e que lidera a sua equipa com orgulho. Quando o novato Matt (Zac Efron) chega à praia, Mitch tem de o treinar e cria-se um atrito imediato entre os dois. O que eles não sabem é que, quando descobrem uma conspiração criminosa num local que pode ameaçar o futuro da baía, têm de se unir como nunca.

You’ve Got Mail (1998)

youve got mail

Kathleen (Meg Ryan) é proprietária de uma pequena livraria e está noiva de Frank (Greg Kinnear). Um dia, quando começa a trocar emails com um desconhecido, a sua vida muda. Quando tudo parecia estar a estabilizar, uma enorme livraria chega à cidade e ameaça acabar com o negócio de Kathleen, e a mulher passa a odiar o responsável pela livraria, longe de imaginar que é Joe (Tom Hanks), o desconhecido da Internet. Joe também está noivo mas quando se descobre quem é Kathleen, não consegue negar a ligação entre os dois.

Mais Artigos
Videoclube do Sr. Joaquim
‘Videoclube do Sr. Joaquim’: um livro com humor, cinema e solidariedade