Patriot Act
Fotografia: Cara Howe/Netflix

‘Patriot Act’ de Hasan Minhaj cancelado na Netflix

Intitulado 'Agir Como Um Patriota' em Portugal, o talk-show sai do ar depois de dois anos em exibição

Depois de seis temporadas no ar, Patriot Acttalk-show semanal de Hasan Minhaj, foi cancelado pela Netflix. O programa de comentário político satírico foi cancelado pelo serviço de streaming ao fim de dois anos em exibição. Críticos e espectadores lamentam a perda de representação no panorama da comédia na plataforma.

O comediante, comentador e produtor anunciou esta terça-feira (18) através do Twitter o cancelamento do programa, intitulado Agir Como Um Patriota em Portugal.

Que jornada“, escreveu na rede social, avisando que Patriot Act chegou ao fim. Tive a oportunidade de  trabalhar com os melhores escritores, produtores, investigadores e animadores no panorama. Os meus dois filhos nasceram e cresceram com o programa. Obrigado à Netflix e a todos os que viram. Agora é hora de devolver estes ecrãs à Best Buy”, brincou.

O programa teve 39 episódios, que comentaram assuntos relevantes da atualidade política e cultural a nível global. Os episódios mais recentes, que foram para o ar a partir do passado mês de junho, discutiram temáticas como a morte de George Floyd e a tensão racial nos Estados Unidos, desenvolvimentos na pandemia de Covid-19 e as eleições presidenciais de novembro que agora veem Trump contra Biden a disputar a presidência.

Nascido na Califórnia de uma família muçulmana original de Aligarh em Uttar Pradesh, na Índia, Hasan Minhaj ficou conhecido pelo seu trabalho no The Daily Show com Trevor Noah, onde foi correspondente entre 2014 e 2018. Patriot Act estreou em 2018, depois do discurso do comediante e comentador na Casa Branca, no jantar da White House Correspondents Association, onde deu roast aos políticos norte-americanos e ao cenário político do momento.

O programa, elogiado pela crítica e com uma forte base de seguidores, recebeu vários prémios ao longo da sua duração, entre os quais um Emmy e um Peabody Award. Teve, também, várias polémicas em territórios como a Arábia Saudita depois da discussão de temas sensíveis, chegando a ser retirados episódios nesses países.

O cancelamento de Patriot Act é mais um dos sinais das dificuldades da Netflix em estabelecer os seus talk-shows, sendo um de vários programas que não duraram mais de algumas temporadas. Segundo a Forbes, a plataforma mede a necessidade de renovação de uma série ou programa comparando os custos de produção com a quantidade de espectadores, dados que raramente revela publicamente.

Críticos e espectadores lamentam o cancelamento do programa pela “perda de representatividade” na plataforma e no cenário do comentário político com recurso à sátira, depois dos comentários do próprio apresentador, que em várias entrevistas referia esta oportunidade como uma demonstração da necessidade de uma maior plataforma para criadores de cor nas várias vertentes de criação.

Os episódios das seis temporadas de Agir Como Um Patriota continuam disponíveis na íntegra no catálogo da Netflix.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
aquaman jason momoa amber heard
Fãs pedem saída de Amber Heard de ‘Aquaman 2’